O que é Cremalheira?
A cremalheira é uma peça mecânica formada por uma barra dentada que geralmente é utilizada em conjunto com uma engrenagem. Um motor acoplado ao módulo da engrenagem faz a transformação de movimento circular em movimento retilíneo da barra.
A engrenagem associada a esse sistema é chamada de pinhão, que é o menor eixo de uma engrenagem, por isso esse sistema é conhecido como pinhão-cremalheira, muito utilizado em máquinas industriais, empilhadeiras, veículos automotivos até mesmo montanhas-russas e relógios.
Quais são os tipos?
Existem dois tipos que são utilizados, e embora possuam a mesma função, possuem características diferentes:
Dentes Retos ou Perpendiculares: É o tipo mais comum no mercado, devido a facilidade de produção e instalação. Para a cremalheira de dentes perpendiculares é necessário usar a engrenagem equivalente, ou seja, de dentes retos.
Dentes Inclinados ou Helicoidais: O tipo de engrenagem ou roda equivalente é a de dentes helicoidais, eles possuem um ângulo de 20º. Essa angulação permite uma superfície de contato maior, possibilitando uma capacidade de carga maior.
Fonte: Kalatec
Elevador Cremalheira
O elevador usado na construção tem esse nome pois a tecnologia utilizada nele é o sistema cremalheira. Ele se diferencia do elevador tradicional já que faz o transporte das cargas a partir do sistema de contra-peso. O elevador de cremalheira é um tipo de elevador mais utilizado para a construção, pois sua montagem é mais simples que o elevador convencional. Saiba mais sobre a história dos elevadores clicando aqui.
Os Elevadores da Orguel foram premiados 14 vezes consecutivas pelo Prêmio PINI como o Melhor Elevador de Obras do Brasil. Equipamento robusto, moderno e com alta capacidade de performance, torna o elevador de cremalheira da Orguel um diferencial no mercado. Confira no case do Concórdia Corporate, o maior edifício de Minas Gerais, a solução da Orguel.