Orguel Mecan Institucional
Faça sua cotação

A Orguel

Perfil
corporativo

Somos a Orguel, há mais de 55 anos, oferecemos equipamentos para locação e soluções customizadas para os setores da indústria, edificação e infraestrutura. Nossa equipe de profissionais, planejam, desenvolvem e implementam projetos de engenharia exclusivos para desafios de acesso, elevação, energia, escoramento e fôrmas, com segurança, agilidade, qualidade e tecnologia.

Estamos presentes em todo o Brasil, com unidades estrategicamente localizadas para garantir maior eficiência no processo de locação de equipamentos e na aplicação de soluções específicas às necessidades de cada cliente.

Mais de 50 anos
de confiança

Agregando tecnologia, conhecimento técnico e atendimento diferenciado aos negócios de engenharia e logística. Conheça mais sobre a Orguel!

O começo

Tudo começou quando os irmãos Fábio Guerra Lages e Francisco de Assis Guerra Lages decidiram montar o próprio negócio.

1963
  • 1963
    Nascidos em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, os irmãos Fábio e Francisco de Assis Guerra Lages, decidem tentar nova vida na capital. Inspirados pelo espírito empreendedor da era JK, os irmãos fundaram sua empresa a Provendas e aguardavam a oportunidade de realizar o seu primeiro trabalho.

  • 1964
    Os irmãos então têm a oportunidade de executar o serviço de limpeza e raspagem do Edifício Maletta, um dos grandes empreendimentos da época na capital mineira. Com o crescimento da empresa e inclusão de novos serviços ao portfólio, os irmãos chegaram à conclusão de que o nome Provendas não representava mais o negócio. Foi então que a empresa mudou de nome e passou a se chamar Orguel – Organização Guerra Lages.

  • 1965
    Com o crescimento do negócio os irmãos fazem a instalação da primeira loja na Galeria Ouvidor, no Centro de Belo Horizonte, sendo consolidada como empresa especializada na venda de materiais como Synteko, lixa, cola e outros produtos, além de ministrar cursos para realização dos serviços de acabamento.

  • 1967
    A Orguel expande as atividades, assumindo a distribuição exclusiva de importantes marcas internacionais, fabricantes de compactadores, vibradores e bombas. A empresa trouxe não só um diferencial, mas também uma facilidade para seus clientes: foi a primeira em Minas Gerais, neste ramo, a ter competência para dar assistência técnica nos produtos que vendia.

  • 1977
    Ao realizarem o serviço de assistência técnica os irmãos sempre emprestavam um equipamento similar para o cliente, foi então que observaram uma nova oportunidade de negócio, a locação de equipamentos para construção civil, algo pioneiro no Brasil.

  • 1978
    Um ano após a abertura da locadora de equipamentos, os irmãos fundaram sua própria fábrica de andaimes, elevadores e escoramentos, uma referência brasileira em qualidade e tecnologia.

  • 1988
    Pioneiros, Fábio e Francisco partiram para um novo negócio: a locação de ferramentas elétricas. As unidades de locação de ferramentas elétricas estabeleceram-se rapidamente por diversas praças no Brasil, completando ainda mais o portfólio de produtos para construção.

  • 1990
    Ao longo dos anos 90, a Orguel buscou parcerias com marcas nacionais e internacionais para incrementar ainda mais seu portfólio, incluindo equipamentos para limpeza, exportação e importação de máquinas, empreendimentos imobiliários, e tantos outros com o objetivo de atender às demandas do mercado da construção.

  • 2007
    Buscando atender toda as necessidades dos clientes em produtos para construção, a Orguel passa a ser locadora de plataformas aéreas, com equipamentos de acesso à altura de última geração.

  • 2009
    Buscando o aprimorando dos processos, a Orguel implanta a Governança Corporativa e inicia a sucessão planejada. Momento em que Sérgio Fagundes Guerra Lages assume a Presidência do Grupo Orguel com o desafio de dar segmento aos trabalhos de Fábio e Francisco de Assis Guerra Lages, que passam a compor o Conselho da empresa.

  • 2013
    Reflexo de sua trajetória de sucesso, a Orguel completou 50 anos, recebendo inúmeras homenagens dos órgãos de classe, da sociedade e do poder público, em especial da Câmara dos Deputados, em Brasília.

  • 2013
    Também em 2013 a Orguel inaugurou seu CSC – Centro de Serviços Compartilhados. Nesse contexto, os processos administrativos de todas as suas Unidades foram centralizados em uma mesma estrutura, otimizando o gerenciamento de processos comuns da Companhia.

  • 2015
    A Orguel inicia um audacioso projeto de reestruturação interna de projetos e portfólio, a fim de tornar-se ainda mais competitiva no mercado. Com a ajuda de importantes consultorias, a Orguel redefiniu seu portfólio para a locação de equipamentos de médio e grande porte, voltados para os segmentos da construção, indústria, mineração, off-shore e infraestrutura.

  • 2020
    A Orguel expande mais uma vez sua atuação e passa a ser representante / autorizada de grandes marcas do mercado. Tornando-se assim uma empresa completa para venda, locação e prestação de serviços para construção, indústria, infraestrutura, off-shore, mineração e logística.

Novidades

Fique por dentro de todas as novidades da Orguel. Se inscreva em nossa Newsletter!