Que o mercado da Construção Civil é extremamente competitivo, você já sabe. Mas como se destacar perante os concorrentes e realizar sempre um trabalho impecável? Uma das principais formas é se manter atualizado às tendências do mercado e ter uma visão futurista nesse sentido.
Nem sempre ficar por dentro de todos os temas é fácil, mas estamos aqui para te ajudar! Hoje, vamos te contar 5 tendências da construção civil que estão chegando fortemente nesse mercado e que com certeza vão revolucionar a forma de trabalho. Quer ficar por dentro desse assunto e dar um upgrade em seus conhecimentos? Continue a leitura!
O que esperar da transformação na construção civil?
As tendências da construção civil esperadas para um futuro próximo são muito animadoras e prometem facilitar muito o trabalho dos profissionais, mas indo muito além disso, também pensando no futuro das próximas gerações. Os principais pilares a serem fortalecidos nas obras serão que elas estarão mais avançadas tecnologicamente e, com isso, mais sustentáveis.
Todas as inovações e tendências que estão por vir transformarão esse setor, acarretando vantagens muito relevantes no que diz respeito à economia de recursos, tempo e potencialização na qualidade dos projetos.
Considerando especialmente o aumento da preocupação com o meio ambiente, é fato que as empresas e os clientes estarão mais engajados com essas temáticas e se interessarão ainda mais por soluções inovadoras e eficientes que contemplem essa necessidade. Por isso, esse é um tema bastante em alta quando se pensa nas tendências para a construção civil.
Todas essas tecnologias, relacionadas aos aspectos ambientais ou à otimização e aumento da produtividade, impactarão fortemente o mercado, e ter uma visão futurista e holística sobre o tema é fundamental para um profissional antenado. Logo abaixo comentaremos sobre as 5 principais tendências emergentes que moldarão o futuro da construção civil.
Quais são as 5 principais tendências da construção civil?
Conforme o tempo passa e as tecnologias se desenvolvem, os reflexos diretos no setor da construção civil vão surgindo, o que faz com que o ramo passe por um momento de crescimento e inovação.
Com todas essas novas práticas adotadas, o setor se transforma e fica cada vez mais eficiente e otimizado, inclusive no que diz respeito à segurança e à sustentabilidade. As principais tendências serão apresentadas logo abaixo.
Aplicação de inteligência artificial
Como já vem acontecendo nos mais diversos segmentos, a inteligência artificial também é cada vez mais utilizada no setor da construção civil.
A estimativa é que nos próximos anos toda a parte de planejamento, gestão e execução dos projetos seja realizada com o apoio dessa tecnologia. Ela tem como princípio a análise de dados históricos por meio de algoritmos que conseguirão prever prazos de realização de obra, custos e outras otimizações de recursos com muita precisão.
A aplicação da inteligência artificial nesse setor impulsiona fortemente aspectos como eficiência, economia e segurança da obra, tornando os projetos muito mais econômicos e ágeis.
Com a inteligência artificial, as tomadas de decisão são realizadas de forma muito mais ágil e certeira, já que o planejamento e a logística se tornarão mais inteligentes. Todos os problemas e retrabalhados serão minimizados, deixando a obra com um andamento muito otimizado.
Uso de materiais sustentáveis e práticas de princípios de ESG
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) está muito em alta atualmente, especialmente nas organizações. Mas engana-se quem pensa que isso se limita somente à manufatura. Essa é uma das tendências em destaque na engenharia civil para os próximos anos.
Utilizar matérias-primas sustentáveis, que impactem menos o meio ambiente, é uma ação muito relevante nas obras e que será colocada em prática ao longo do tempo. Isso também impactará na atenção à gestão de resíduos, na adoção de práticas de preservação em todo o projeto e na criação de ambientes de trabalho seguros e inclusivos.
Todas essas são práticas muito alinhadas aos princípios do ESG e que serão vistas com mais frequência nos canteiros de obra.
Building Information Modeling (BIM)
A tecnologia BIM (Building Information Modeling) vem sendo mais utilizada no setor construtivo. Como o próprio nome sugere, essa é uma tecnologia de modelagem, que faz com que seja possível criar modelos de construção em várias etapas de uma obra, com os devidos atributos técnicos em cada pequena parte.
Considerando isso, é possível criar uma representação virtual do que será construído futuramente, o que antes era possível somente por meio de desenhos. Alinhado à tecnologia de Digital Twins, é possível realizar simulações e testes onde detalhes como prazo previsto para finalização da obra e orçamento necessário ficam bem mais assertivos.
Cidades inteligentes e conexão 5G
A conexão 5G promete ser uma revolução nas indústrias, inclusive no setor de construção civil, já que oferece uma conexão de internet rápida, eficiente e econômica. Isso faz com que a comunicação entre máquinas e entre profissionais aconteça de forma quase instantânea.
Com essa tecnologia foi criado o conceito de cidades inteligentes, sendo projetos que consideram a urbanização com sistemas otimizados e automatizados de gerenciamento de tráfego, fornecimento de água, transporte público, coleta de resíduos, etc.
A ideia é que as cidades inteligentes sejam o mais eficientes e sustentáveis possíveis, permitindo que os moradores tenham um elevado nível de qualidade de vida.
Softwares para a gestão das obras
Os softwares para gerenciamento de obras são ferramentas inovadoras que estão com um crescimento acelerado no ramo da construção civil. Eles auxiliam diretamente no sucesso e crescimento saudável das empresas desse setor, já que tornam todo o processo de gestão de um projeto mais automatizado e ágil, fazendo com que todas as etapas da construção sejam otimizadas.
Todas essas ferramentas e tendências apresentadas prometem revolucionar o ramo da construção civil e estão cada vez mais presentes em todas as obras. É muito provável que, com o passar dos anos, elas estejam ainda mais popularizadas e reflitam diretamente no andamento dos projetos, sendo imprescindível que os profissionais da área estejam por dentro de todos esses temas.
Quer se atualizar ainda mais e se manter competitivo nesse mercado? Não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog!