Existe altura máxima para andaimes?

Existe altura máxima para andaimes?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os andaimes são estruturas muito utilizadas na Construção. Estima-se que essa tecnologia, ou algo parecido, seja utilizada desde o Egito Antigo, ou seja, há mais de 5 mil anos. Desde então, vimos andaimes quase todos os dias, em reformas de prédios, fábricas ou monumentos, e alguns chegam até atingir alturas muito elevadas. Mas você já se perguntou se existe altura máxima para andaimes?  Neste post, abordaremos um pouco sobre até que alturas os andaimes podem chegar e seus substitutos.

 

Qual a altura máxima para andaimes?

 

Não existe uma altura máxima para andaimes, desde que ele esteja ancorado em um ponto físico ou estrutura rígida já existente. Um exemplo é o andaime fachadeiro, que envolve o contorno de um prédio, e consegue alcançar até seu último andar.

 

Caso não exista uma estrutura para dar apoio ao andaime, passa-se a ter uma altura máxima estabelecida pela lei dos homens e claro, pelas leis da física.

 

A altura máxima que um andaime sem apoio pode atuar é a de 4 vezes a sua menor base. Se esse número for ultrapassado, existe um grande risco que a estrutura caia e não consiga sustentar o peso.

 

“ As torres de andaimes não podem exceder, em altura, quatro vezes a menor dimensão da base de apoio, quando não estaiadas.” – NR – 18 (18.15.18)

 

Como alcançar uma altura maior que a permitida?

 

Existem outros tipos de equipamentos e estruturas para acesso especialmente desenvolvidos para atender alturas em que os andaimes convencionais não atendem, ou atendem com dificuldade.

 

O Sistema de Acesso QuikDeck e as Plataformas Elevatórias são muito utilizadas para solucionar problemas de acesso em altura, assim como os andaimes. As plataformas conseguem alcançar alturas muito significativas, especialmente a telescópica e articulada. Já o QuikDeck é uma plataforma ampla de serviço que pode ser instalada diretamente no local.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.