Engenharia Adaptativa: o futuro da construção

Engenharia adaptativa

Engenharia Adaptativa: o futuro da construção

Assim como em vários outros setores, na área da engenharia e da construção civil, se manter atualizado e acompanhar as tendências é fundamental para quem deseja ter sua carreira próspera e ser um profissional de sucesso. Isso porque, cada vez o mercado está mais competitivo e sofrendo mudanças e avanços constantes. A engenharia adaptativa vem para atualizar a perspectiva deste mercado.

Ser um profissional aderente a esse tipo de melhoria constante também reflete em benefícios para o meio de atuação, já que com conhecimentos inovadores, é possível aplicar no trabalho as ferramentas mais modernas e tecnológicas, com o foco na otimização de processos e consequente redução de custos.

Os benefícios de ser um profissional bem capacitado são muitos e por isso, hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber para se manter sempre atualizado. Quer se aprofundar mais sobre o tema de engenharia adaptativa? Continue com a leitura!

Por que ser um profissional capacitado?

Cada vez mais as construções são planejadas para serem mais sustentáveis, duráveis e mais econômicas possíveis, e para esses objetivos serem alcançados, é imprescindível que profissionais capacitados estejam envolvidos no processo. Isso porque, eles terão enraizados a intenção de reduzir custos, aprimorar a produtividade e melhorar a eficiência de uma obra em cada uma de suas ações.

Tudo isso reflete diretamente na percepção do cliente sobre a qualidade do empreendimento, e para que isso aconteça efetivamente, é necessário aplicar inovações e tecnologia que surgem em uma velocidade muito alta no mercado atual. 

Quais as principais tendências do setor de engenharia civil você precisa se atentar?

O setor da construção civil está cada vez mais competitivo e aquecido, e os clientes aumentam – com razão – cada vez mais sua lista de exigências e é por isso que as inovações vêm se expandindo cada vez mais. Grande parte delas envolvem tecnologia e sustentabilidade – engenharia adaptativa, por serem demandas crescentes atualmente. 

Muitas das tendências desse setor visam atuar como soluções para diminuir o uso de recursos naturais, otimizar os processos de toda a cadeia e adequar a geração de resíduos, para que assim a obra caminhe da melhor maneira no que diz respeito à economia, tempo e cumprimento de normas.

Conexão de internet no canteiro de obras

Mais do que uma simples conexão de internet, o 5G possibilita uma interação muito mais rápida e econômica, o que possivelmente acarretará uma revolução para todos os setores, inclusive o construtivo.

A conexão 5G permite que máquinas e profissionais tenham uma conexão quase instantânea, o que deixará os canteiros de obra muito mais tecnológicos. Com ela, diversos equipamentos e ferramentas atuarão conectadas à internet, automatizando ações e resolvendo problemas com muito mais rapidez.

Essa tecnologia possibilitará que várias condições de uma obra sejam monitoradas à distância, como ruídos, temperatura, presença de agentes nocivos, entre muitas outras, o que além de oferecer eficiência, também oferece muito mais segurança para os trabalhadores. Por esse motivo, essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais fortemente no mercado. 

Realidade aumentada

O uso da realidade aumentada na construção civil já existe e vem ganhando cada vez mais força quando aliada ao uso do 5G no canteiro de obra. Uma das principais aplicações atuais é a demonstração do projeto ao cliente através de uma visita imersiva, deixando o empreendimento muito mais atrativo do que outros tipos de venda de imóveis na planta.

Porém, a aplicação dessa tecnologia não para por aí. Em um futuro próximo será muito comum utilizar a realidade aumentada no próprio canteiro de obras, onde, com o auxílio de óculos especiais, os profissionais possam enxergar os modelos dos projetos naquela lente, o que favorecerá o trabalho remoto e outras várias modalidades de trabalho.

Uso de impressão 3D

Essa técnica já é muito conhecida e até mesmo utilizada para pessoas mais engajadas com temas de inovação e tecnologia. Porém, o que é bastante novo e está em desenvolvimento constante é o uso da impressão 3D na engenharia civil

A impressão 3D torna possível a realização de trabalhos em diversas áreas, principalmente na apresentação e venda de projetos, já que possibilita a construção de maquetes ricas em detalhes. 

O grande destaque é que essa tecnologia é consideravelmente barata e cada vez mais os equipamentos e os profissionais capacitados estão disponíveis no mercado, o que faz com que ela seja bem mais acessível e popular atualmente, e o não conhecimento sobre esse tema, pode ser inclusive um prejuízo, já que é algo que está muito em alta.

Gêmeos Digitais

Um dos grandes desafios do setor de construção civil é prever o que acontecerá com uma edificação levando em conta diversos fatores como sol, vento, variações de carga, etc. E é aí que entra a tecnologia dos Gêmeos Digitais, ou Digital Twins. 

Essa tecnologia faz com que seja possível criar no meio virtual o projeto que será construído na realidade, e ali, sem nenhum prejuízo, os projetistas irão adicionar informações reais sobre a construção, visando que ela se comporte igualmente o que aconteceria na vida real.

Com isso, os resultados dos projetos são muito mais realistas, seguros e possibilitam a  redução de retrabalho e consequente economia financeira e de recursos, tudo muito relevante para uma obra.

Cidades Inteligentes

As Smart Cities, ou cidades inteligentes, podem parecer muito futuristas, mas estão sendo cada vez mais aplicadas. Os principais objetivos dessa tecnologia é melhorar a vida das pessoas reduzindo os impactos ambientais.

Essa união de tecnologia e sustentabilidade é trabalhada muito com o uso de sensores de coleta de dados para gerenciamento de recursos, visando o conforto e a segurança humana e o consequente desenvolvimento econômico.

Building Information Modeling – BIM

Essa é uma tecnologia que com certeza você vai ouvir muito ser falada, e ela se resume em softwares que permitem a modelagem de projetos com atribuição de detalhes técnicos em cada detalhe, o que o torna mais que um simples desenho, mas uma representação virtual do que será construído no futuro.

O BIM pode ser usado em parceria com a tecnologia de Gêmeos Digitais e proporcionar a realização de testes e simulações com os modelos computadorizados, deixando tudo mais eficiente e assertivo.

Ficou animado em saber mais sobre o que te espera no futuro desse setor e como será o desenvolvimento da engenharia adaptativa no dia a dia? É incrível saber para onde as tecnologias estão caminhando para nos ajudar, não é mesmo? Se esses são temas que te despertam interesse, não deixe de conferir outros artigos no nosso blog e desenvolva o seu conhecimento!

Posts relacionados

Como a automação de escoramento está revolucionando a Construção Civil
Cadeia de valor: o que é e qual seu papel na indústria?
Quais tipos de andaimes existem e onde são utilizados?
Parada industrial: 5 passos para escolher o equipamento ideal

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!