Já pensou em estudar engenharia fora do Brasil e turbinar o seu currículo para conseguir melhores oportunidades de trabalho? Fizemos uma lista das dez principais universidades de engenharia pelo mundo, para ajudar você nessa missão de alavancar a sua carreira com cursos que vão da graduação ao doutorado. Confira:
- Massachusetts Institute of Technology (MIT): é uma das melhores universidades do mundo no curso de engenharia. No QS World University Rankings, o MIT ocupa o 5º lugar no curso de Civil and Structural Engineering.
- California Institute of Technology (Caltech): considerado o instituto com o melhor curso de engenharia do mundo pelo THE (Times Higher Education World University Rankings), o Caltech está presente em todos os rankings, disputando as primeiras posições. O Caltech é conhecido pelas pesquisas de ponta que produz e por seus laboratórios de alta tecnologia, como o Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA.
- Stanford University: Stanford ocupa a 2ª posição em diversos rankings de engenharia. A escola de engenharia de Stanford teve um importante papel nas últimas décadas, contribuindo com avanço tecnológico em diversas áreas, como comunicações, saúde, energia e negócios. O curso tem como missão resolver problemas globais e educar futuros líderes mundiais. A escola de engenharia de Stanford conta com cerca de 80 laboratórios e centros de pesquisas.
- Imperial College London: o Imperial College London ocupa a 1ª posição no curso Civil and Structural Engineering. Todos os departamentos do curso de engenharia do Imperial College London estão localizados em South Kensington, Londres, o que permite que haja uma concentração de talento e favorece a criação de uma cultura de estímulo aos estudantes ao terem constante contato com grandes pesquisadores da área.
- University of Cambridge: a University of Cambridge ocupa a 5ª posição no ranking geral de engenharia do THE. O Departamento de Engenharia é o maior da universidade e um dos maiores da Europa. Tem reputação de excelência tanto em pesquisas quanto em ensino.
- National University of Singapore: está entre as dez melhores instituições de ensino do mundo em quase todos os rankings de engenharia da QS World University Rankings. Se tornou uma referência mundial em pesquisas de doutorado em engenharia, oferecendo generosas bolsas de estudo para os melhores alunos de todas as nacionalidades que têm forte potencial de investigação.
- ETH Zürich – Swiss Federal Institute of Technology Zürich: basta dizer que 21 Prêmios Nobel estudaram, ensinaram ou realizaram pesquisas na ETH Zurich. O Instituto está presente entre as dez melhores universidades do mundo em engenharia no THE e no QS World University Rankings. Fundada em 1855, a ETH Zurich conta hoje com cerca de 18.000 estudantes de mais de 100 países diferentes, sendo 3.800 estudantes de doutorado.
- Georgia Institute of Technology: está presente em quase todos os principais rankings internacionais entre os dez melhores cursos de engenharia do mundo, chegando a dividir a quinta posição no ranking do US News com a Carnegie Mellon University e University of Illinois, que também são destaques mundiais em engenharia. Mais de 20 mil estudantes de graduação e pós-graduação recebem educação com forte base tecnológica no campus de 400 hectares localizado em Atlanta. O Instituto oferece cursos de graduação e pós-graduação de Arquitetura, Computação, Engenharia e Ciências. Constantemente é classificada no ranking da U.S. News & World Report’s como uma das dez melhores universidades públicas dos Estados Unidos.
- University of Oxford: classificada no ranking geral de universidades como a segunda melhor do mundo pelo THE, Oxford é conhecida por não separar os estudantes em departamentos de cada área do conhecimento ou em salas de aula das disciplinas que cursam. A base do ensino da universidade é o sistema de tutoria. Os alunos passam uma hora por semana com um professor para discutir o trabalho da semana, que geralmente é um ensaio sobre um tema específico ou uma estratégia de resolução de problema. As tutorias são complementadas por aulas, seminários e palestras. Essa interdisciplinaridade permite que os estudantes de engenharia se formem para atuar nos mais distintos campos.
- Harvard University: considerada uma das melhores universidades do mundo por diversos rankings internacionais, como o Academic Ranking of World Universities e o Global MBA Ranking, do jornal Financial Times, Harvard também é destaque na área de engenharia. Harvard conta com grande investimento no desenvolvimento de novos produtos tecnológicos, como fabricação de reatores e produtos voltados a indústria.
Fonte: www.estudarfora.org.br