O que são os EPIs
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são materiais voltados para a segurança e proteção dos trabalhadores individualmente. Estes equipamentos são fornecidos pelo empregador gratuitamente, com indicação do CA-Certificado de Aprovação, adequados aos riscos e em perfeito estado de conservação e funcionamento, que deve estabelecer normas e procedimentos para promover o fornecimento, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do EPI bem como orientar a forma correta de uso e a função de cada um deles para preservação da integridade física e saúde. Também é dever do empregador verificar se seus empregados estão usando regularmente os equipamentos de segurança, pois são de uso obrigatório.
Apesar da obrigatoriedade do uso dos EPIs, existem funcionários que não utilizam os equipamentos. Essa é uma falta gravíssima, uma vez que coloca em risco a vida do próprio trabalhador ou até mesmo de sua equipe em caso de acidentes. Além disso, essa conduta vai contra as normas de segurança do trabalho, podendo ocasionar até demissão por justa causa.
Muitos empregados se comportam dessa forma por acreditar que o uso é desnecessário, e que nada acontecerá. É exatamente nestes momentos, em que a segurança do trabalho é deixada de lado, que o risco de acidentes aumenta, causando desde uma lesão de natureza leve ou até lesão mais grave, podendo levar a morte. O uso dos EPIs visa minimizar as consequências desses acidentes, lembrando que EPI não evita acidentes, minimiza lesões, quem evita acidentes é o próprio trabalhador, agindo sempre com segurança.
Diferentes para cada tipo de Trabalho
Existem muitos trabalhos diferentes e cada um deles possui recomendação diferente em relação aos EPI’s. O ideal seria proteção para todas as adversidades que podem acontecer, mas isso seria muito difícil, por essa razão as recomendações são específicas ao serviço realizado.
Construção Civil
Por se tratar de um ambiente vulnerável a acidentes, das mais diversas causas, a construção civil é um dos segmentos mais importantes para a utilização de EPI’s. A seguir, confira os equipamentos necessários:
- Capacete de Segurança;
- Protetor Auditivo tipo plug;
- Protetor auditivo tipo concha;
- Botina de Segurança;
- Máscara de Segurança;
- Máscara para produtos Químicos;
- Cinto de Segurança tipo Paraquedista;
- Luva de Raspa;
- Luva de Látex;
- Visão de Proteção;
- Óculos de Proteção;
Indústria
- Capacetes de Segurança
- Óculos de Segurança
- Protetores facial
- Respiradores
- Avental
- Calçado de Segurança
- Cinto de segurança
EPIs para Trabalho em Altura
O trabalho em altura apresenta risco de queda, que, em casos mais graves, pode levar a óbito. Sendo assim, a NR 6 torna obrigatório o uso dos seguintes EPI’s, mas não limitando-se à estes:
- Cinto de segurança especial para trabalho em altura;
- Cadeira suspensa para trabalho em altura;
- Trava-queda de segurança acoplada ao cinto.
Lembre-se que esses EPIs são os recomendados para esses setores, podendo sempre adicionar um novo equipamento para determinada atividade, sempre em função de preservar a segurança. Garanta que sua equipe sempre utilize os equipamentos de segurança, seja você o empregador ou o colaborador. Sabemos que pode ser um incômodo, mas é fundamental colocar a vida em primeiro lugar em todas as situações.