Realidade aumentada na construção civil: o que ela é capaz de fazer?

Realidade aumentada na construção civil: o que ela é capaz de fazer?

Já imaginou poder visualizar e interagir com os projetos virtuais no ambiente real antes de eles serem executados? Isso já é possível graças à realidade aumentada (RA), que vem revolucionando a construção civil.

Recentemente, falamos sobre o BIM (Building Information Modeling) aqui no Blog da Orguel e mostramos como ele facilita a criação e o gerenciamento de informações no ambiente digital. Hoje, o assunto é a RA e como ela facilita a visualização e o planejamento de produtos e serviços nas empresas.

Confira a seguir um pouco de tudo o que a realidade aumentada é capaz de fazer na construção civil!

O que é a realidade aumentada?

A realidade aumentada (RA) pode ser definida como uma tecnologia que integra elementos dos mundos real e virtual, geralmente através de dispositivos com câmera. Em resumo, ela permite que objetos digitais sejam visualizados em cenários reais, criando uma experiência imersiva e interativa para os usuários.

Ainda que algumas pessoas desconheçam o termo ou considerem a RA como algo muito “distante”, ela já vem sendo bem aproveitada por empresas de diversos setores.

No site da Chilli Beans, por exemplo, os usuários conseguem provar alguns dos óculos do catálogo, sem sair do conforto de casa. Por meio da realidade aumentada, a ferramenta projeta os óculos escolhidos em tempo real no rosto do cliente.

Outro exemplo é o jogo Pokémon GO, que ficou muito popular em 2016. Nele, os jogadores precisam caçar e “capturar” personagens virtuais, por meio de um dispositivo móvel, em ambientes do mundo real.

E esses não são os únicos exemplos! Não é difícil encontrar a tecnologia em jogos, em e-commerces, na arquitetura, no marketing, em treinamentos educacionais, etc.

Como a realidade aumentada pode ser usada na construção civil?

Embora ainda haja muito para evoluir, a realidade aumentada já está revolucionando a construção civil, sendo usada desde a etapa de planejamento até a execução.

Segundo a gerente geral de engenharia de aplicação da Orguel, Adriane Camargos Pereira, a RA tem aprimorado o planejamento executivo, diminuindo os riscos e aumentando a precisão e a eficiência dos projetos.

“Com a realidade aumentada, podemos incluir os objetos modelados virtualmente, seja uma montagem de um equipamento ou uma construção, no próprio ambiente que receberá o empreendimento. Isto nos auxilia na identificação de detalhes, elementos sobrepostos, interferências, fazendo com que todas as partes envolvidas tenham uma compreensão acessível do projeto, inclusive os consumidores devido à melhor qualidade de apresentação”, explicou a engenheira.

No mais, a realidade aumentada também pode ser usada nas empresas de construção civil das seguintes formas:

1. Planejamento e visualização de projetos

Uma das principais vantagens da RA na construção civil, certamente, é a visualização dos projetos. Isso não só auxilia na elaboração de um planejamento assertivo, como também na solução de problemas e na correção de erros ainda na fase inicial.

“Devido à possibilidade de se fazer passeios virtuais, antes mesmo do início da obra, isto beneficia a equipe envolvida no entendimento e na percepção de problemas ou interferências e até na adoção de melhores técnicas construtivas, contribuindo muito no planejamento e no processo no canteiro de obras”, afirma a gerente geral de engenharia de aplicação da Orguel.

2. Imersão dos clientes

Convencer o cliente mostrando o resultado final de forma imersiva é bem mais fácil, concorda?

Assim como os profissionais, os consumidores também podem visualizar o projeto e ter uma compreensão mais clara do que será executado. Além de garantir que ele sinta mais segurança ao comprar o produto (ou contratar o serviço), também garante que ele opine e aumente o nível de satisfação.

3. Treinamento de colaboradores

Inevitavelmente, algumas tarefas específicas precisam de treinamento antes de serem executadas. Isso já é possível com treinamentos teóricos e práticos, mas, com a RA, a capacitação acaba sendo mais imersiva, com simulações no ambiente real, menos erros e economizando com materiais, equipamentos e recursos físicos.

4. Controle de qualidade e gestão de riscos

Verificar a qualidade dos processos e dos produtos fica bem mais fácil com ferramentas de realidade virtual, já que diferentes equipes podem acompanhá-los e identificar, de forma prática, as falhas e os problemas.

“A RA pode ser usada em todo o ciclo do projeto, seja na fundação até nas manutenções futuras […]. Ao focar constantemente em um resultado ideal, a solução de problemas e a correção de erros podem ser implementadas em um estágio inicial, otimizando a colaboração entre as partes”, alega a engenheira Adriane Camargos Pereira.

Sem falar na possibilidade de prever, gerenciar e controlar riscos antes que eles aconteçam. É uma das melhores ferramentas para aumentar a segurança no ambiente de trabalho e tomar medidas preventivas.

A realidade aumentada já chegou na Orguel

Assim como outras empresas, a Orguel também vem utilizando a realidade aumentada em seus projetos e, segundo a Adriane Camargos Pereira, as vantagens já são perceptíveis.

“[Usamos a R.A.] com identificação de interferências, antes do início do fornecimento, melhorando a eficiência no atendimento e na satisfação do cliente. A largada foi dada. Precisamos sempre estar atentos a melhorias contínuas, e a RA é uma realidade para a construção, manutenção e outros empreendimentos em que estamos presentes, então não podemos ficar de fora”, afirmou a engenheira.

O fato é que a tecnologia está cada vez mais presente na construção civil e as empresas não podem ficar de fora! E você, já começou a transformar os processos produtivos do seu negócio usando soluções mais modernas? Entre no Blog da Orguel e confira conteúdos que vão te ajudar a dar o primeiro passo.

Posts relacionados

Como Escolher a Plataforma Elevatória Certa para seu Projeto de Construção
5 vantagens da plataforma elevatória na indústria
Capacidade de carga de andaimes: aprenda a calcular
7 indicadores de qualidade na construção civil

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!

Logotipo da Orguel - Página Inicial

Conheça nossa nova marca