Como Escolher a Plataforma Elevatória Certa para seu Projeto de Construção

Como Escolher a Plataforma Elevatória Certa para seu Projeto de Construção

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No ramo da construção civil, muitas são as atividades que demandam o uso de equipamentos e ferramentas para garantir a realização eficiente do serviço. E mais do que isso, para proporcionar a segurança dos trabalhadores que vão executá-lo. 

A necessidade do uso de equipamentos adequados é claramente visível nos trabalhos em altura, por exemplo, já que eles só podem ser realizados com o auxílio de um recurso de elevação, e que precisa ser escolhido de forma certeira para evitar quaisquer riscos para a integridade do operador.

Nesses casos, as Plataformas Elevatórias são essenciais para a realização das atividades, tornando as demandas em altura viáveis de serem executadas. Esses equipamentos são encontrados em diversos formatos e configurações, sendo cada um deles indicado para um tipo de trabalho ou projeto específico. 

Mas como escolher a plataforma elevatória correta para a sua demanda? Hoje vamos trazer dicas para que você escolha aquela que mais seja compatível com a atividade que você precisa que o trabalhador realiza. Quer saber todas essas informações? Continue com a leitura!

Para que devo usar uma plataforma elevatória?

´Conforme apresentado brevemente, as plataformas elevatórias são comumente usadas em diferentes setores, especialmente no da construção civil, visto que garantem a viabilidade da realização de atividades manuais em altura, proporcionando segurança e facilidade nesse processo. 

Elas fazem com que seja possível elevar um ou mais trabalhadores, garantindo um bom deslocamento e modernizando o trabalho, especialmente quando comparado com os andaimes tradicionais. 

Diversas áreas se beneficiam das plataformas elevatórias, sejam as empresas que prestam serviços de manutenção predial, ou ainda aquelas que realizam pinturas, reformas, instalações ou outros serviços em altura. Na construção civil isso não é diferente: as plataformas elevatórias possibilitam que o funcionário tenha acesso a diferentes pontos da obra, tanto em atividades estruturais, quanto em serviços de acabamento. 

Dependendo do equipamento escolhido, ela pode ser operada em terrenos pavimentados ou não, o que também é muito benéfico para otimizar o tempo necessário para a realização dos trabalhos, oferecendo uma otimização de prazos e consequentemente uma otimização financeira. 

Quais são os tipos de plataformas elevatórias?

Existem diferentes tipos de plataformas elevatórias no mercado atualmente, e cada um deles é pensado especialmente para oferecer maior produtividade, eficiência e segurança nas mais variadas em situações de obras.

Os principais modelos encontrados são as plataformas articuladas, as plataformas tipo tesoura e as plataformas telescópicas e agora você conhecerá um pouco mais cada uma delas. 

Plataformas articuladas – superam obstáculos

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de plataforma conta com braços articulados, e por isso, elas são recomendadas para situações onde é necessário que obstáculos sejam superados, sejam máquinas ou outros tipos de equipamentos. 

As plataformas articuladas contam com um alcance lateral bastante significativo e uma boa velocidade de elevação, e por isso permitem que os trabalhadores alcancem pontos difíceis em um espaço. Além disso, elas também oferecem uma ótima capacidade de realização de manobras em diferentes terrenos, e por isso são indicadas fortemente para o uso na construção civil.

É possível encontrar plataformas articuladas que funcionam tanto a diesel, quanto à energia elétrica, e ambas as opções oferecem desempenho e segurança muito satisfatórias.

Plataformas tipo tesoura – maior capacidade de carga

Esse tipo de plataforma tem um alcance menor, quando comparado às articuladas,, e por isso são utilizadas em acessos de trabalho mais baixos, tanto em locais internos, quanto externos. 

O nome desse modelo é “tipo tesoura” devido ao movimento que faz com que a elevação ocorra: seus suportes se movem de forma parecida com uma tesoura, elevando o operador na vertical. 

Um dos pontos positivos dessa plataforma é o fato de que normalmente seus cestos são maiores, o que permite trabalhar com cargas mais pesadas, de até 600 kg, por exemplo. Assim como as articuladas, elas também podem ser encontradas em versões movidas à energia elétrica ou a diesel

Plataformas telescópicas – alcance de maiores alturas

As plataformas telescópicas são as que alcançam maiores alturas, comparadas com os outros modelos. Elas contam com uma haste única para elevação, que faz com que seja possível levar o operador em alturas extremamente relevantes, próximo aos 56 metros.

Esse é o modelo ideal para construção e manutenção de grandes edifícios e só são encontradas versões alimentadas a diesel.

Como escolher a plataforma elevatória adequada para o meu projeto?

Considerando todos os pontos apresentados e as características de cada uma das plataformas, que são instrumentos tão importantes na construção civil, com certeza fica mais fácil entender os critérios para escolher aquela que seja ideal para o seu projeto. 

De maneira geral, o tipo de uso é o indicativo mais relevante para definir qual modelo deve ser escolhido, porém, alguns outros critérios devem ser considerados como:

Tipo de terreno e de ambiente

O terreno onde a plataforma vai operar é um fator muito importante de ser levado em consideração quando se fala sobre escolher um tipo de plataforma elevatória. 

No caso de terrenos sem pavimentação — para obras em estágios iniciais, por exemplo – os modelos alimentados a diesel são os ideais, já que eles se comportam melhor ao longo dos deslocamentos. Já no caso de terrenos pavimentados, onde a potência demandada não é tão grande, as plataformas elétricas funcionam tão bem. 

O mesmo vale para ambientes internos, onde o uso de plataformas elétricas se destaca, já que eles não emitem gases e nem ruídos extremos durante o funcionamento. Já para ambientes externos, as plataformas a diesel são mais recomendadas, por serem mais robustas e capazes de lidar melhor com terrenos difíceis.

Altura de trabalho e capacidade de carga

Conforme citado, cada uma das plataformas atua melhor em um nível de altura específico, então esse também é um fator de extrema relevância. A plataforma tipo tesoura pode elevar o trabalhador em até 18 metros, já a articulada normalmente chega até 46 metros e a telescópica atinge até 56 metros de altura. 

Outro fator relevante é a capacidade de carga, ou seja, serão transportados materiais pesados no cesto da plataforma? Quantos operadores precisam ser elevados de uma vez? Esses questionamentos devem ser levantados quando se fala de escolha da plataforma elevatória.

Para ajudar nesse processo de escolha da plataforma ideal e em outras etapas do seu projeto, você pode contar com a Orguel, uma marca de confiança e com profissionais capacitados para te apoiar em seu empreendimento. 

Para conferir outros materiais e tirar suas dúvidas, confira os outros posts do nosso blog e tenha ainda mais conhecimento para utilizar em seus projetos.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.