Existe chance de racionamento de energia em 2022?

Existe chance de racionamento de energia em 2022?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em 2021, o Brasil passou pela sua maior crise hídrica em 91 anos, o que gerou racionamento de energia, apagões, aumento do valor da energia e muitas consequências para o país. Atualmente, estamos no período das secas e existe a preocupação quanto a repetição desse cenário. Existe alguma chance de racionamento de energia em 2022?

É impossível responder a essa pergunta de maneira categórica, afinal muita coisa pode acontecer. Mas o cenário é de alívio. Os reservatórios brasileiros atualmente apresentam níveis melhores do que aqueles apresentados no ano passado. A armazenagem apresenta uma média entre 40% e 50%.  No passado, no mesmo período, os reservatórios operavam em níveis de criticidade, com 17% de sua capacidade. Se comparado a esse percentual, o Brasil de modo geral, encontra-se nos dias atuais, em um nível mais confortável.

 

 

O que permitiu essa melhora considerável?

 

Esses resultados foram obtidos através de uma soma de fatores. As chuvas de verão, logo no início do ano  foram intensas e começaram antes do esperado, porém não foi apenas a quantidade de chuva que possibilitou esse resultado. A crise hídrica de 2021 serviu de aprendizado e os reservatórios realizaram uma melhor gestão diante da vazão de água, consumindo menos e possibilitando economizar para esse período de necessidade.

Fontes: CNN  UOL G1 

 

Baixa possibilidade de racionamento de energia não é motivo para se descuidar!

 

Ao que tudo indica, são baixas as chances de termos um racionamento de energia como o ocorrido em 2001. Naquele ano, os cortes programados de energia elétrica praticamente paravam o país. Empresas e famílias passaram a adotar uma série de medidas como substituir lâmpadas e equipamentos que consumiam muita energia, sem contar os eventos noturnos que precisavam ser remanejados. A iluminação pública era parcialmente realizada, o que exigia que as pessoas também fossem mais cedo para as suas casas.   Contudo, isso não significa que as empresas não devem se prevenir. 

 

Além da imprevisibilidade em relação ao futuro, o volume de água nos reservatórios não é o único causador de falta de energia. No período de seca, as queimadas que atingem torres elétricas também são responsáveis por boa parte dos apagões nessa época. Então é sempre importante possuir um plano de contingência caso imprevistos ocorram, principalmente se energia é essencial para a realização do seu serviço.

 

Para evitar adversidades, as empresas utilizam geradores de energia, principalmente hospitais, supermercados e grandes indústrias. Esses estabelecimentos devem contar com um gerador de energia, e essa procura aumenta em períodos de seca.

 

Se você já possui um gerador de energia, é altamente recomendável  realizar um diagnóstico com especialistas para identificar se ele ainda está apto  para atender a sua demanda. Caso você não tenha um gerador, a Orguel oferece tanto o serviço de aluguel quanto a venda. Aqui, mesmo no nosso blog, temos um post sobre qual a melhor opção para a sua necessidade: Gerador de Energia: Comprar ou Alugar. 

 

Não importa a forma como você se preparará, a Orguel espera que nenhum imprevisto atrapalhe o seu negócio,  e  tenha certeza de que a sua empresa pode contar conosco. 

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.