Desmistificando a Inteligência Artificial: Como ela transforma projetos de engenharia

Desmistificando a Inteligência Artificial: Como ela transforma projetos de engenharia

Cada vez mais a Inteligência Artificial está se popularizando nos mais diversos setores, deixando de ser apenas aquilo que víamos nos filmes de ficção científica há um tempo e se tornando parte do dia a dia, inclusive no setor de Engenharia Civil, que tem se beneficiado muito dessas tecnologias. 

A Inteligência Artificial tem o potencial de revolucionar os projetos de engenharia, desde o planejamento, até a atuação no canteiro de obras. Se você quer saber mais detalhes sobre esse tema super relevante, continue com a leitura! 

Mas o que de fato é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial – muito conhecida como IA – é uma tecnologia inovadora que vem ganhando cada vez mais espaço, onde máquinas e sistemas são capazes de fazer a análise e tratar e utilizar dados para a resolução de problemas, tomada efetiva de decisões e mais importante: aprender de forma autodidata com as atividades que realiza. 

Existem alguns usos mais comuns e conhecidos da Inteligência Artificial atualmente, como em sistemas de atendimento, onde um robô consegue atuar em um chat, solucionando questões mais básicas de um cliente, por exemplo. Ou ainda, as assistentes virtuais inteligentes, que podem ser conectadas em outros dispositivos da casa e realizar o controle deles, como iluminação, som, aparelhos eletrônicos e domésticos, entre outros. 

Para que tudo isso, e as aplicações nas indústrias e outros setores sejam possíveis, a IA usa o Machine Learning, que é o que faz com que o sistema se mantenha em constante aprendizado, se tornando cada vez mais robusto e independente. Esse formato de aprendizado acontece através de algoritmos, que ao processarem uma grande quantidade de dados, passam a encontrar padrões, analisar tendências, e com isso prever respostas.

E é por isso que a IA está sendo utilizada cada vez mais, em especial no setor da engenharia e construção civil, uma vez que nesse cenário ela consegue oferecer respostas preditivas, construir hipóteses e possibilitar ainda mais confiabilidade em situações de tomadas de decisão.

Quais as principais ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas na Engenharia? 

No setor da engenharia e de construção civil, o uso da Inteligência Artificial tem como principais objetivos a otimização do gerenciamento de recursos – materiais e humanos – e a possibilidade de agilizar todas as atividades do projeto, o que consequentemente reflete na redução dos custos finais da obra. 

Esses benefícios do uso da IA nesse ramo se estendem ainda para o aumento da segurança dos trabalhadores e do desenvolvimento do negócio como um todo. Mas quais são as principais ferramentas da Inteligência Artificial aplicada na construção civil e como elas auxiliam efetivamente?

Quando uma obra usa IA em seu projeto e na execução dos trabalhos, na prática, o canteiro se torna muito mais eficiente, já que esse recurso inovador faz com que a construção possa ser vista de forma mais macro e com isso os eventos sejam reconhecidos mais facilmente, bem como os gargalos e possíveis desperdícios sejam previstos, e isso faz com que as decisões e ações sejam tomadas mais certeiramente. 

O histórico das obras de uma construtora também é ricamente beneficiado com o uso da IA, já que os relatórios podem ser emitidos e organizados de forma mais fácil, sempre baseados em métricas e em KPIs escolhidos conforme a necessidade do negócio. Destacamos abaixo as principais ferramentas de IA nesse setor, ressaltando os seus principais benefícios que possibilitam que uma obra atinja seu máximo sucesso. 

Análise de dados e Big Data

Como já foi apresentado, a IA possibilita que um grande volume de dados sejam trabalhados de forma sintetizada para a obtenção de possíveis respostas, e mais do que isso, ela consegue aprender com essas informações. De maneira simplificada, o Big Data usa de toda sua experiência e aprendizados acumulados para identificar padrões nos dados e estabelecer algumas definições.

Na engenharia civil, é possível que os dados a serem analisados sejam coletados a partir de dispositivos móveis, sensores de segurança ou ainda gravações de drones, e com isso, consegue reunir as informações e disponibilizar de forma clara e inteligente para os profissionais. 

A análise desses dados precisa ser constante, já que na construção as tomadas de decisão precisam ser tomadas de forma precisa e sem erros, já que possíveis erros podem impactar diretamente no gerenciamento e na mitigação de risco. 

Além disso, contar com esse histórico de informações pode fazer com que os próximos planejamentos sejam feitos de forma mais eficiente, como definindo melhor a quantidade de insumos de uma obra, qual o padrão de frequência de retrabalho, entre outros detalhes. 

Gestão de riscos

A IA pode possibilitar a identificação de não conformidades em tempo real em um canteiro de obras, o que pode fazer com que os riscos sejam mitigados a tempo, evitando acidentes. Por exemplo, se estiverem ocorrendo violação dos procedimentos operacionais, manuseio errado de equipamento, falta de uso de EPIs, entre outras falhas, a correção pode ser feita imediatamente. 

Nesse caso é possível ainda realizar automação a distância, onde, por exemplo, atividades que deveriam ser realizadas por um humano, mas que oferecem alto risco, podem ser feitas por uma máquina, evitando a exposição humana nesses tipos de acidentes.

Construções Inteligentes

Edificações que têm interação com o ser humano estão cada vez mais em alta, já que além de proporcionar maior comodidade, ainda oferecem economia e maior segurança para os usuários. 

Por exemplo, com a aplicação desse tipo de IA, o morador pode configurar luzes, ar condicionado, janelas e vários outros detalhes conforme a sua preferência e hábitos de horário. Além disso, também é possível configurar sensores de temperatura para identificar se há pessoas presentes em um local ou ainda ativar câmeras de segurança quando algo suspeito for identificado. As possibilidades são muito vastas.

Realidade virtual e simulação

Essa também é uma contribuição muito significativa da IA na construção civil, já que permite que modelos e projetos sejam criados de forma mais precisa, considerando possíveis divergências e outros problemas, para poderem ser contornados antes mesmo de aparecerem de fato.

A aplicação de todas essas ferramentas revolucionaram o canteiro de obra e são um investimento com retorno certeiro. Gostou desse tema e quer se aprofundar? Confira outros posts no nosso blog que tratam sobre isso!

Posts relacionados

6 motivos favoráveis a locação de equipamentos em vez da compra
5 estratégias para reduzir o orçamento de obras
Connections by Squad reuniu empresários da construção e incorporação de todo Brasil
Quando comprar um equipamento seminovo?

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!

Logotipo da Orguel - Página Inicial

Conheça nossa nova marca