6 motivos favoráveis a locação de equipamentos em vez da compra

6 motivos favoráveis a locação de equipamentos em vez da compra

Durante o planejamento de uma obra ou de um novo projeto – principalmente de médio e grande porte –, é muito comum que as pessoas envolvidas se perguntem se é mais vantajoso optar pela locação de máquinas e equipamentos ou comprá-los.

E, na verdade, a resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece, pois cada caso é único e visa objetivos diferentes. No entanto, como a Orguel é especialista em locação, nós trouxemos um conteúdo que pode te auxiliar nessa escolha.

Separamos 6 razões para você locar os equipamentos em vez de fazer a compra. Quer saber quais são? Confira a seguir e descubra por que essa alternativa pode ser bem mais vantajosa!

Como funciona a locação de equipamentos?

Embora seja um segmento bem específico, a locação de equipamentos funciona, basicamente, igual a de outros itens. Existem as empresas locadoras e os interessados em alugar após levantar as necessidades.

Normalmente, ambas as partes envolvidas assinam um contrato especificando os direitos e deveres de cada um e listando informações importantes, como o valor do aluguel, o período em que as máquinas ficarão alugadas, as boas práticas, as recomendações de uso, etc.

Na Orguel, o primeiro passo é solicitar o orçamento e, depois, a equipe de atendimento vai guiando o consumidor em cada etapa, até que a locação dos equipamentos seja concluída e eles possam ser utilizados.

Além disso, como algumas máquinas só podem ser operadas por profissionais capacitados, seguindo as recomendações das Normas Regulamentadoras, a Orguel também oferece treinamentos para os operadores que irão desempenhar o trabalho.

Por que optar pela locação de equipamentos?

Embora essa decisão precise ser tomada com base na sua realidade, nós selecionamos alguns bons motivos que podem te motivar a alugar equipamentos em vez de comprá-los. Confira a seguir quais são eles e decida se realmente são vantajosos para você!

1. O investimento é menor

Certamente, esse é um dos primeiros motivos que levam as pessoas a pensarem na possibilidade de locar equipamentos. Isso porque, na maioria das vezes, eles são considerados caros, dependendo do orçamento que a empresa dispõe.

Sendo assim, quando economizar é a palavra-chave, logo a locação se torna uma das alternativas mais viáveis.

Além disso, o tempo de uso também é levado em consideração nesses casos. Mesmo que haja capital suficiente para fazer o investimento, a pergunta que mais aparece é: “Será que vale a pena comprar algo que vai ser usado por tão pouco tempo?”.

Em todo caso, o aluguel é bem mais barato e isso pode ser um bom atrativo para você.

2. Praticidade

Embora seja necessário reservar algum tempo para encontrar uma empresa séria e confiável que faça locação, não é difícil achar boas opções.

Pela internet, dá para pesquisar sobre a locadora, analisar o catálogo e até solicitar uma cotação conforme os seus objetivos. Claro que o contrato e a entrega dos equipamentos precisam ser feitos pessoalmente, mas dá para adiantar algumas coisas de forma bem prática.

E mesmo que as suas necessidades mudem ao longo do tempo, você pode ir alugando novas máquinas, com novas tecnologias e sem burocracia nenhuma.

3. Escolha mais rápida

Fazer um investimento como a compra de equipamentos costuma demandar bastante tempo, já que é preciso analisar diversos fatores (como viabilidade, durabilidade, tempo de uso, valor total…) antes de, finalmente, finalizar a compra.

Com o aluguel, o orçamento costuma ser previsível no ato da contratação e bem mais baixo. Já quem opta pela compra precisa desembolsar uma quantidade maior de dinheiro para ter o equipamento e fazer o uso.

4. Não precisa de um espaço permanente

Para ter uma boa durabilidade, os equipamentos precisam ser armazenados corretamente, conforme as recomendações da fabricante. Ou seja, será preciso ter um espaço físico permanente que sirva de armazém enquanto o item não estiver em uso.

Para algumas pessoas isso não é um problema, mas para outras pode ser sinônimo de novos gastos.

Vale lembrar que durante o período de locação o equipamento também precisa ficar bem guardado, mas é algo provisório, apenas enquanto o contrato estiver vigente.

5. Menos burocracia

É certo que existe um contrato de locação com cláusulas que, obrigatoriamente, precisam ser cumpridas. No entanto, todo o processo para que o equipamento esteja disponível para uso é bem menos burocrático.

Assim que você aluga os itens, eles já estão testados e prontos para serem usados, o que nem sempre acontece com um equipamento novo, principalmente em um local em que as pessoas não têm experiência suficiente para utilizá-los.

Portanto, nesse quesito, a locação também é bem mais rápida e pode favorecer o cronograma da obra.

6. Sem preocupação com manutenções

Por fim, não podemos esquecer que máquinas e equipamentos precisam, obrigatoriamente, de manutenções periódicas. E no caso de locações, elas não são de sua responsabilidade (desde que não tenha sido combinado no contrato).

A própria empresa faz as manutenções necessárias entre um aluguel e outro, e os clientes já pegam o equipamento pronto para uso, sem precisar se preocupar com outras obrigações.

Enfim, vale a pena alugar equipamentos?

Como dissemos, a escolha pela locação ou pela venda depende muito dos objetivos, das necessidades e da realidade de cada interessado. Certamente, ambas são excelentes alternativas, desde que estejam adequadas à realidade da empresa ou da pessoa física.

No entanto, diante de todos os motivos que citamos, não dá para negar que o aluguel pode ser bastante vantajoso e realmente vale a pena, concorda? Portanto, a dica é analisar o projeto, a recorrência da utilização do equipamento e as suas necessidades antes de bater o martelo e definir qual será a modalidade escolhida.

E se a compra de seminovos também for uma boa ideia para você, não deixe de levá-la em consideração. Afinal, o equipamento será seu com condições especiais e um preço bem menor.Inclusive, nós temos um artigo bem completo que responde quando comprar um equipamento seminovo. Confira esse e outros conteúdos no Blog da Orguel. Te esperamos lá!

Posts relacionados

Engenharia Adaptativa: O que você precisa saber para se manter atualizado
Orguel se une ao Instituto Gil Nogueira na luta contra o analfabetismo funcional
Desmistificando a Inteligência Artificial: Como ela transforma projetos de engenharia
5 estratégias para reduzir o orçamento de obras

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!

Logotipo da Orguel - Página Inicial

Conheça nossa nova marca