A indústria da construção necessita de uma melhora na qualificação dos profissionais. Hoje, vamos citar um dos programas que visa essa melhora na capacitação de funcionários, o que impactaria também no crescimento da economia brasileira.
Para aumentar a oferta de mão de obra qualificada, o Governo Federal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Sistema S, vem oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos para alunos do Ensino Médio da rede pública, beneficiários do Programa Bolsa Família e reincidentes do Seguro Desemprego.
Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e de Tecnológica para a população brasileira. A iniciativa trará mais competitividade à indústria, desenvolvimento para o país e qualidade de vida ao trabalhador.
Os cursos oferecidos, para a área da construção civil são os de:
Desenhista de construção civil: Elabora e interpreta desenho de projetos na área de construção civil. Desenha projetos de construções prediais, de estradas, de arquitetura e de saneamento. Elabora desenhos de projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas, de gás, ar-condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais e abastecimento de água.
Técnico em edificações: Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e no desenvolvimento de projetos e de pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
Carpinteiro de telhado: Tem como conteúdo programático a confecção de estrutura de madeira para telhado e forro, onde engloba toda a área da estrutura de uma montagem de telhado (instrumento de marcação, marcação e execução). Inclui também leitura e interpretação de projetos, os quais trabalham com medição, ângulos e escalas, além de conhecimentos básicos das ferramentas.
Pintor de imóveis: Busca formar mão-de-obra qualificada e específica para atendimento da demanda de mercado da indústria da construção civil; conhecer noções sobre qualidade no ambiente de trabalho; identificar noções de segurança e sua aplicabilidade no ambiente de trabalho; ter capacidade de efetuar operações e frações; e ser capaz de aplicar texturas diversas em paredes e/ou tetos.
Eletricista: o curso prepara o aluno para realizar montagem e instalação de equipamentos e componentes industriais, conforme planejamento e projetos, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Não existe um sistema unificado de inscrições. As vagas são abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o Senai. Cada uma dessas instâncias tem inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec. Pessoas que já concluíram o ensino médio podem participar do programa onde fazem parte da modalidade Bolsa-Formação Trabalhador.
Para saber mais informações sobre o programa e conhecer outros cursos oferecidos pelo Senai ou outras instituições de ensino, acesse.