A Indústria é um dos pilares da economia brasileira e mundial. No Brasil, é responsável por 20,4% do PIB, emprega mais de 9,3 milhões de trabalhadores, além de ser responsável por 69,2% das exportações. Por isso, ela não para! Mas quando há a necessidade de interromper a sua produção, seja por uma emergência seja para realizar manutenções preventivas, o ideal é sempre contar com soluções específicas e que proporcionarão máxima segurança aos envolvidos e menor tempo de parada.
O que é a parada industrial?
A parada industrial é um período em que a indústria para uma parte ou todas as suas atividades para realizar manutenções essenciais para o andamento do negócio. As paradas Industriais podem ser classificadas como paradas emergenciais ou paradas programadas.
As paradas emergenciais acontecem quando ocorre algum problema, então a indústria tem que interromper parcialmente ou integralmente para consertá-lo. Já as paradas programadas são eventos específicos em que as indústrias se programam para realizar manutenções preventivas e preditivas para evitar uma parada emergencial e evitar um prejuízo maior.
Por que a parada industrial é importante?
A parada industrial é importante para garantir que a indústria esteja sempre em boas condições de funcionamento, evitando que aconteçam falhas ou paradas não programadas que possam causar danos às máquinas, aos produtos ou aos trabalhadores.
Qual a duração da parada industrial?
A parada industrial pode durar de alguns dias a algumas semanas, dependendo do tamanho da indústria e da complexidade das manutenções a serem realizadas.
Quais são as atividades realizadas durante a parada industrial?
As atividades realizadas durante a parada industrial são:
- Manutenções preventivas: são aquelas que são programadas com o objetivo de evitar falhas ou paradas nas máquinas;
- Manutenções corretivas: são aquelas que são realizadas para consertar falhas ou problemas nas máquinas;
- Manutenções preditivas: são intervenções executadas com o objetivo de detectar problemas nas máquinas antes que eles ocorram.
O uso de Andaimes na Parada Industrial
Na parada industrial é muito comum o uso de andaimes, pois eles são estruturas indispensáveis para o acesso aos locais e máquinas que estarão sendo regularizados durante essa manutenção.
Existem diferentes tipos de andaimes que fornecem o acesso de diferentes maneiras. O uso da solução de Andaime Multidirecional possibilita a montagem em estruturas com a geometria mais complexa podendo diminuir o tempo gasto para a manutenção durante a parada.
Ainda sobre produtividade, é muito importante contar com uma empresa que realize a montagem da estrutura de forma rápida e segura. Quanto menos tempo for demandado para a montagem dessas estruturas, menos tempo a indústria precisa deixar de produzir.
O uso de QuikDeck antes e durante Parada Industrial
O QuikDeck é um sistema de acesso suspenso modular utilizado para a realização de manutenções em locais com altura elevada e dificuldade de acesso. Conheça aqui.
O Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck possui um leque de possibilidades de aplicação. A solução é bastante utilizada como meio de acesso em grandes obras de infraestrutura, industriais e edificações para serviços como reformas, demolições, hidrojateamento, pintura, limpeza, manutenção, caldeiraria, alargamento e reforço de pontes e viadutos. O sistema se adequa a vários tipos de estruturas, sendo elas metálicas ou de concreto.
O QuikDeck é referência quando falamos de parada industrial. Pelo fato de ser um sistema de acesso suspenso e rápido de ser montado, essa tecnologia possibilita a realização de trabalhos sobrepostos, permitindo que a manutenção seja feita sem interferir com outras atividades. Ou seja, pode tanto ser utilizado como uma maneira de manutenção preventiva, pois não interfere no tráfego dos funcionários, quanto ser utilizado em parada industrial pela agilidade na montagem e possibilidade de trabalhos simultâneos
Agilidade proporcionada pelos Elevadores de Cremalheiras
Os elevadores de cremalheira são equipamentos muito utilizados em obras nos setores da Construção e durante o período das paralisações industriais realizam funções primordiais no quesito transporte de pessoas e materiais.
Os elevadores da Orguel, além de serem premiados por 14 anos consecutivos, são bastante requisitados para esse tipo de trabalho por seus diferenciais, como atendimento aos requisitos das normas regulamentadoras brasileiras e exigências da NBR 16200, sistema elétrico equipado com inversor de frequência, que permite partidas suaves, e uma assistência técnica especializada em todo o Brasil.
Além disso, a Orguel consegue realizar a montagem e a desmontagem de maneira muito eficiente, reduzindo o período de paralisação da obra. Recentemente, publicamos um conteúdo sobre nossa obra na Gerdau, vale a pena conferir!
A importância das Plataformas nas Paradas Industriais
As plataformas elevatórias são estruturas que permitem o acesso a diferentes níveis de altura. Geralmente, elas são fixadas em um local estável e podem ser movimentadas conforme o desejo do operador, com total estabilidade.
Isso minimiza as possibilidades de acidentes, pois o operador estará sempre seguro. Além disso, a plataforma elevatória também minimiza o tempo de trabalho, uma vez que o operador não precisa se locomover para acessar os diferentes níveis.
Faça a sua cotação!
Gostou de alguma dessas soluções para parada industrial ou ainda tem dúvidas sobre algum produto? A Orguel conta com todas essas soluções em seu portfólio e possui um time de especialistas para que você tire auxilie na programação para esse período.