Nas últimas semanas, o número de casos de COVID-19 aumentou significativamente no Brasil, mesmo diante às medidas protetivas adotadas. Embora haja diversos estudos sobre o assunto, não é possível estimar quando será exatamente o pico da doença, se ele já ocorreu ou se ainda está por vir, o que sabemos é que governo e sociedade precisam tomar todas as atitudes no enfrentamento da doença, sendo uma das mais importantes a adequação do sistema de saúde com o aumento da capacidade de leitos.
Sintomas COVID-19
Os sintomas mais comuns são:
- Febre;
- Tosse seca
- Cansaço;
Sintomas menos incomuns:
- Dores e desconfortos;
- Dor de garganta;
- Diarreia;
- Conjutivite;
- Dor de cabeça;
- Perda de paladar ou olfato;
- Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés;
Sintomas graves:
- Dificuldade de respirar ou falta de ar;
- Dor ou pressão no peito;
- Perda de fala ou movimento;
Os infectados pelo COVID-19 precisará de assistência médica intensa para se curar, isso requer equipe e locais especializados para o tratamento, como o número de casos apresenta crescimento exponencial e pode ser maior que a capacidade suportada pelo sistema de saúde, hospitais de campanha temporários e ampliações em hospitais existentes, estão sendo feitos no país para suprir essa necessidade.
Casos confirmados até o momento
Até o momento, as regiões mais afetadas pelo novo Coronavírus são o Sudeste e o Nordeste. O estado de Pernambuco conta com mais de 9.881 casos da doença e 803 óbitos e o estado do Rio de Janeiro (sendo um dos mais afetados do Brasil) tem 13.295 casos confirmados e 1.205 óbitos (dados coletados em 07/05/2020). Por conta disso, hospitais têm se movimentado para aumentar os leitos e dedicar o atendimento às vítimas da doença. Esse é o caso do Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Recife/PE, referência no tratamento de pacientes com o novo Coronavírus na cidade, e do hospital de campanha montado no Parque dos Atletas na cidade do Rio de Janeiro, ambos estão dedicados no aumento da capacidade de leitos.
O hospital Oswaldo Cruz está aumentando constantemente a quantidade de leitos sejam da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de enfermaria, até o dia 15 de abril já havia 43 novas vagas na UTI e 133 nas enfermarias. Também foram previstos para a penúltima semana de abril a abertura de mais 10 leitos, além dos 244 profissionais que foram nomeados para atuar no local. Para ajudar no acesso dos médicos e enfermeiros ao último andar do hospital, onde estão sendo feitos os atendimentos às vítimas, o hospital pode contar com a Orguel, que está fornecendo uma escada composta pelo Andaime Multidirecional Mecanflex, com aproximadamente 7 metros de altura. A equipe responsável pelo projeto conta com o Projetista Ighor Rafael e a Consultora de vendas Viviane Ramos, geridos pelo gerente da unidade, Diego Sena.
Já o hospital de campanha, localizado na Barra da Tijuca/RJ tem previsão de receber os primeiros pacientes no dia 11 de maio. A instalação irá contar com 200 leitos sendo 50 de UTI e 150 de internação. O hospital terá duração de 120 dias e deve atender mais de 2.000 pessoas. Para montagem do hospital, a Orguel forneceu cerca de 1.000 sapatas, utilizadas na estruturação dele.
Nesse momento, é muito importante garantir agilidade e comprometimento em todas as frentes de trabalho dedicadas na luta contra a doença. Esses requisitos estão sendo cumpridos de forma extremamente competente pelas equipes da área da saúde que estão se colocando na linha de frente do combate para salvar toda uma população.
A Orguel se sente muito honrada em participar de projetos de tanta importância para a população da cidade do Recife e do Rio de Janeiro, nesse período de tantos desafios.
Fontes:
www.covid.saude.gov.br
www.g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/04/15/hospital-oswaldo-cruz-abre-10-novos-leitos-de-uti-para-pacientes-com-coronavirus.ghtml
www.portalhospitaisbrasil.com.br/obras-avancam-no-hospital-de-campanha-do-parque-dos-atletas