ORGUEL CONCLUI MANUTENÇÃO DE FLARE DA BRASKEM

ORGUEL CONCLUI MANUTENÇÃO DE FLARE DA BRASKEM

Flare Braskem Mecan OdebrechtA Orguel acaba de concluir a participação nos trabalhos de manutenção do principal flare (sistema de segurança das petroquímicas onde são queimados os gases provenientes da produção) da Braskem, em Camaçari, na Bahia. Por meio da Odebrecht Engenharia Industrial, a Orguel forneceu 320 m² do equipamento QuikDeck – uma inovação mundial no segmento de plataformas de acesso – e 65 metros de altura da escada Mecanflex.

De acordo com o gerente nacional da divisão QuikDeck, o engenheiro Genésio Novaes, a ideia da Orguel em utilizar esses dois equipamentos na montagem foi inovadora, pois pela primeira vez, em todo o mundo, o QuikDeck esteve presente nesse tipo de estrutura. “Na parada temporária de uma planta petroquímica, o flare é o último a parar e o primeiro a ser liberado antes do fim da parada. Além disso, ele precisa ser resfriado por quatro dias com injeção de ar frio. O trabalho foi desafiador”, destaca.

Genésio Novaes ressalta que a manutenção do flare era feita com andaime tubular ou operário alpinista, tendo baixa produtividade. Este trabalho demandava toneladas de equipamentos e uma equipe de cerca de 50 pessoas. Para montar o QuikDeck foi utilizado apenas 10 pessoas e cinco caminhões de carga para o transporte dos equipamentos.

“O desafio de montar a estrutura em três dias e com toda a segurança foi conquistada com êxito. O QuikDeck reduziu significativamente o tempo de montagem do acesso aos locais de recuperação. Além disso, foi responsável pela redução da mão de obra  envolvida no processo. Já a escada Mecanflex foi utilizada para dar acesso ao QuikDeck, otimizando o processo por permitir ser montada em módulo de 6 metros e içada por guindaste, para a posição de trabalho, chegando a altura final de 65 metros”, afirma.

Todo o trabalho foi planejado durante dois meses entre as equipe de engenharia da Orguel, Odebrecht e Braskem, detalhando todos os procedimentos de montagem e segurança do trabalho, com foco na viabilização e otimização do processo.

Jairo Machado Soares, engenheiro de produção da Odebrecht Engenharia Industrial, confirma a necessidade de um trabalho bem planejado neste processo de alto risco. “A manutenção de um flare é primordial para a continuidade operacional da planta. Como se trata de um trabalho de alta complexidade, optou-se pela utilização de um equipamento seguro, econômico e prático em sua montagem. Com o QuikDeck tivemos um resultado com benefícios fantásticos. Já visualizamos a utilização do equipamento em paradas futuras”, afirma.Flare Braskem Mecan Odebrecht QuikDeck Mecanflex

QuickDeck

O QuikDeck é uma plataforma de trabalho suspensa de última geração, que pode ser facilmente configurada para criar uma área de trabalho de alta capacidade de carga, de diversas formas geométricas e tamanhos a partir de alguns poucos componentes simples e leves. O QuikDeck é montado inicialmente a partir de um único módulo e pode ser expandido já na posição de trabalho. Esse sistema auxilia processos de manutenção, montagem e construção onde são encontrados desafios de altura, difícil acesso ou mesmo instabilidade e restrição ambiental, como é o caso de pontes, viadutos, plataformas de petróleo e unidades industriais, entre outros.

Produzido a partir de tecnologia norte-americana, o equipamento é uma inovação no mercado de andaimes e plataformas suspensa. A Mecan é a única empresa autorizada a fabricar e comercializar o QuikDeck na América Latina.

Andaime Multidirecional

O Andaime Multidirecional Mecanflex possui um sistema constituído de uma pinça com chaveta rápida autobasculante que encaixa em uma peça de engate chamada estribo (rotação de até 180°), impedindo seu desencaixe acidental. Esse engate exclusivo, além de travar o sistema com segurança, propicia uma montagem praticamente automática. Recomendado para diversas aplicações nas áreas industrial, de mineração, petroquímica, siderúrgica, construção e eventos diversos. O Andaime Multidirecional Mecanflex pode ser montado nos mais variados formatos, níveis e direções.

Fonte: TN PETRÓLEO

Veja a matéria publicada também
Portal Brasil Engenharia
Guia Oil e Gas Brasil
Petro Notícias

Posts relacionados

Parada industrial: 5 passos para escolher o equipamento ideal
Blockchain na construção: o que é e qual o seu impacto no setor
Elevador de cremalheira: o que você precisa saber
Visão Futurista: 5 Tendências da Construção Civil

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!