Laurent Gillieron / AP
Recentemente a Suíça inaugurou o maior túnel ferroviário do mundo, o Saint-Gothard (ou São Gotardo), com 57,1 km de extensão e 2,3 km de profundidade em seu ponto mais profundo, sob os Alpes.
A obra, que custou cerca de 11 milhões de euros (R$ 44 milhões), liga as cidades de Erstfeld, no Norte, até Bodio, no Sul, em apenas 20 minutos. A construção durou 17 anos e, ao todo, possui 152 quilômetros de estruturas e labirintos subterrâneos. A previsão é que o túnel seja utilizado diariamente por 260 trens de carga e por 65 trens de passageiros, sendo que os primeiros poderão atingir até 100km/h enquanto as composições de passageiros poderão se deslocar entre 200km/h e 250km/h.
Além do Saint-Gothard, outras seis construções estão na lista dos maiores túneis do mundo. Confira:
1 – Seikan, Japão
Construído em 1988, o Seikan tem 53,9 km de extensão e é o túnel ferroviário mais profundo do planeta — localizado a 240 metros da superfície. Construído sob o estreito de Tsugaru, no Japão, o Seikan conecta as ilhas de Honshu e Hokkaido, e hoje em dia é utilizado principalmente para a realização do transporte de mercadorias entre as duas localidades.
Um dos túneis mais famosos do mundo, o Eurotúnel, é uma passagem subterrânea — e submarina — que atravessa o Canal da Mancha, ligando a França e a Inglaterra. A velocidade máxima permita é 160 km/h e a viagem entre os dois países tem tempo estimado de 35 minutos.
Antoine Antoniol / Bloomberg
Inaugurado em 2015, o túnel percorre a distância de 50 km. O custo total da linha ferroviária que liga a capital, Seul, à província de Gyeongi, foi de US$ 2,7 bilhões.
Divulgação/Korea Rail Network Authority
Com 34,6 km de extensão, este outro túnel suíço foi inaugurado em 2007. Ele comporta um tráfego de 72 trens de carga e 43 de passageiros por dia. Situado a apenas 828 metros acima do nível do mar, a velocidade máxima permitida no túnel é de 250 km/h.
SwissTravelSystem
Construído em uma região com altitude de 3.300 metros, nas montanhas de Guanjiao, o projeto demorou cinco anos para ser finalizado. A extensão total é de 32,6 km, o que o torna o mais longo túnel ferroviário na China.
Wikimedia Commons
Inaugurado em 2007, o túnel com comprimento de 28,4 km liga as cidades de Madri e Valladolid. O túnel é formado por dois tubos paralelos, um para cada sentido de tráfego, com um diâmetro de 9,5 metros e uma separação entre eles de 30 metros. A construção faz parte das linhas de trem de alta velocidade da Espanha.
Wikimedia Commons