Um Guincho de Médio Porte do Grupo Orguel, está sendo utilizado para a colocação do piso em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). A construtora Odebrecht Ambiental necessitava de uma solução para transpor as paredes de aproximadamente 5 metros de altura, uma vez que cada peça do piso pesa cerca de 300 quilos. Com a ajuda do guincho, o material pôde ser içado facilmente e direcionado para o local correto.
Essa obra vai consolidar Aparecida de Goiânia como uma referência nacional em saneamento. A meta é coletar no mínimo 90% dos efluentes da cidade e tratá-los integralmente. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 660 milhões para a construção de 1.950 quilômetros de coletores, 40 quilômetros de interceptores, três novas estações
elevatórias (EEE) e a nova Estação de Tratamento de Esgoto. A previsão é que a ampliação de todo o sistema seja concluída em 2019.
Sobre o Guincho de Médio Porte
Normalmente utilizado na construção civil para o transporte vertical de materiais, o guincho de médio porte possui uma lança de 7 metros, capaz de suportar até 500 quilos em uma altura de até 12 metros. O equipamento é muito utilizado nas fases de alvenaria e acabamento, sendo montado a partir da segunda laje. Sua versatilidade, porém, permite a operação em diversos tipos de obra.
O Guincho de Médio Porte possui um sistema completo de segurança, com dispositivos que oferecem elevado grau de confiabilidade e um sistema de contra lança que garante seu centro de equilíbrio. Sua torre é montada sobre uma estrutura modular, tendo um ótimo alcance e ângulo de giro. Sua área de trabalho gira em torno de 154 m2, possibilitando grande mobilidade no canteiro.