Um gerador de 500 Kva da Orguel está sendo usado na construção do novo prédio da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, que irá abrigar os escritórios centrais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e salas de treinamento para formação de brigadistas.
A obra está sendo feita pela construtora Queiroz Galvão e prevê a entrega de quatro andares, próximo ao estacionamento de visitantes. Ao todo, serão 12 mil m2 de edificação e 19,5 mil m² de área de subsolo e estacionamento.
O espaço faz parte do projeto criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a sede do Executivo Mineiro. O projeto conta com um investimento de R$ 146 milhões, que é integralmente custeado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), cujos recursos são destinados a obras de infraestrutura.
O novo prédio de Serviços da Cidade Administrativa vai abrigar ainda salas de almoxarifado, vestuário, cerimonial, refeitórios, centro de controle, monitoramento de tecnologia e outros serviços que, atualmente, estão divididos em quatro centrais nos demais prédios. A ideia é que, após a conclusão da obra, a gestão predial fique concentrada no prédio de Serviços como forma de otimizar o trabalho em relação à manutenção das instalações.
Segundo Leandro Paixão, gerente comercial da Orguel, o gerador de energia está alimentando todo o prédio em construção. O equipamento, do modelo silenciado, tem baixo nível de ruído e tanque de combustível incorporado, com capacidade que oferece elevada autonomia de funcionamento.
O gerador de energia da Orguel também atende aos requisitos da Norma Regulamentadora 10 (NR10), emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade. Esta norma abrange todas as fases da transformação de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades.