Patologias do concreto

Patologias do concreto

Patologias do concreto

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Patologias do concreto

O concreto é um dos materiais mais usados no mundo. É forte, durável e relativamente barato. No entanto, como todos os materiais, tem suas limitações. Neste post, vamos dar uma olhada em algumas das patologias mais comuns do concreto e como elas podem ser evitadas ou tratadas.

As estruturas de concreto são consideradas comprometidas quando o seu desempenho está ameaçado ou deteriorado em função de interações entre os elementos que o constituem (cimento, areia, brita, água e aço), com os aditivos e com agentes externos, como água, ácidos, bases, sais, gases, vapores e micro-organismos.

Um modo de prevenir tais problemas começa com a elaboração de um bom projeto e a especificação das soluções mais adequadas para cada tipo de obra.

Quando as estruturas começam a apresentar os primeiros sintomas, é necessário contratar um especialista para avaliar a situação. A atuação desse profissional é indispensável, principalmente quando a verificação é dificultada pelos revestimentos que envolvem a estrutura.

Principais tipos de patologias do concreto

Os principais tipos de patologia de concreto são:

  • Corrosões de armadura
  • Carbonatação
  • Fissuras
  • Lixiviação

• Corrosões de armadura:

A corrosão da armadura acontece quando a armadura metálica (aço, alumínio), que é usada para aumentar a resistência do concreto,  possui uma ruptura e começa a corroer. Essa corrosão enfraquece consideravelmente a estrutura. O processo acontece quando o material se encontra em locais mais expostos à umidade e agentes agressivos, ou ainda em áreas com muitas falhas, como ninhos de concretagem, que, pela alta porosidade local, acabam tornando-se mais suscetíveis à penetração de tais agentes. O tipo mais comum de corrosão do reforço é a ferrugem, que geralmente acontece quando a umidade entra em contato com aço ou ferro.

Em caso de corrosão da armadura, o material precisa passar por um tratamento, e caso contrario, terá um quadro de piora em quase todos os casos, podendo causar grandes consequências estruturais, podendo levar até ao colapso da construção.

Patologias do concreto - corrosão

• Carbonatação

Patologia desencadeada a partir da pasta de cimento e do gás carbônico (CO2) presente na atmosfera. Esse processo faz com que o concreto se torne poroso e fraco. Para evitar a carbonatação, um revestimento ou selante deve ser aplicado na superfície do concreto.

O processo costuma ocorrer em túneis, viadutos e pontes por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado. Na execução dos reparos de estruturas similares, o Sistema de Acesso Suspenso Quikdeck da Orguel é uma solução inovadora que permite fácil acesso à equipe responsável pela manutenção, sem afetar o trafego local.

Patologias do concreto - carbonatacao

• Fissuras

Um tipo de patologia muito comum e bastante crítica, pois pode causar infiltrações, por exemplo. Pode ter várias causas como: mistura do concreto não uniformizada, proporções de elementos do concreto não aplicadas corretamente ou ainda solo inadequado para receber a construção.

Se não forem verificadas, as rachaduras podem aumentar e levar à perda de integridade estrutural.

Patologias do concreto - fissuras Patologias do concreto - fissuras

 

• Lixiviação

É causada pelo contato da estrutura com a água. Nesse processo de hidratação do cimento é formado um composto chamado hidróxido de cálcio. Essa substância já hidratada é carregada para fora da superfície do concreto causando a lixiviação. Essa patologia sozinha não causa graves problemas ao concreto, porém, quando o fenômeno atinge estágios avançados, pode criar a corrosão das armaduras de concreto ou ainda comprometê-la seriamente.

Patologias do concreto - lixiviação Patologias do concreto - lixiviação

Existe sempre uma conjunção de fatores quando se trata de patologias. Entretanto, basta atentar-se para os cuidados básicos como especificar corretamente a espessura do cobrimento, melhorar a qualidade do concreto e utilizar revestimentos, como as pinturas, por exemplo, que criam barreiras contra os ataques do meio ambiente.

Outro ponto fundamental é evitar o contato da água com a estrutura, uma vez que ela pode ser a causa principal ou coadjuvante dos processos de degradação do concreto.

Fontes: Mobuss construção / AECweb / Techne

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.