Blockchain na construção: o que é e qual o seu impacto no setor

Blockchain na Construção

Blockchain na construção: o que é e qual o seu impacto no setor

O setor da construção civil tem altíssima relevância no mercado global, sendo um dos principais movimentadores do desenvolvimento econômico e social. Então, é claro que no Brasil isso não é diferente.

Essa área vem crescendo forte e consecutivamente, e cada vez mais é necessário encontrar soluções e inovações para otimizar a produtividade nesse mercado, facilitando todos os processos, melhorando todo o gerenciamento das obras, reduzindo os custos e, consequentemente, potencializando o lucro. É aí que o Blockchain entra, possibilitando práticas inovadoras para revolucionar o setor.

O Blockchain nada mais é do que uma tecnologia que permite a realização de processos descentralizados e muito mais seguros, com base na criptografia, auxiliando em todos os pontos apresentados, que podem revolucionar o setor da construção civil. Hoje contaremos tudo sobre esse tema e sobre o impacto que ele realiza nessa área. Quer saber os detalhes? Continue com a leitura! 

Como é a atuação do Blockchain na construção civil?

O Blockchain é uma tecnologia que está em amplo crescimento em diversos meios, inclusive no setor de construção civil. Ele realiza uma verdadeira revolução nos processos, proporcionando mais agilidade, segurança e eficiência para os gestores de obras. 

A tecnologia do Blockchain consiste basicamente em um registro digital distribuído e descentralizado, o qual é utilizado especificamente para o controle de transações de forma transparente e muito segura. A tradução desse termo para o português acaba sendo entendida como “cadeia de blocos” e isso diz respeito à composição do banco de dados, que conta com informações conectadas que não podem ser editadas e nem excluídas.

O Blockchain tem como um de seus maiores atrativos a sua natureza descentralizada e imutável, isso porque permite que várias entidades trabalhem juntas, mas que ainda assim todos os registros permaneçam seguros, mesmo que compartilhados. Como o próprio nome sugere, as cadeias de blocos conectam dados e ações realizadas, além de armazenar a transação, garantindo a integridade.

Todas essas cadeias contam com criptografia como sua base, usando algoritmos muito complexos que permitem o manejo de todas as informações de forma confiável, e isso auxilia fortemente no ramo da construção civil, uma vez que se enxerga um crescimento anual intenso para essa tecnologia nesse mercado.

O uso do Blockchain no setor construtivo oferece incontáveis vantagens no gerenciamento de processos e projetos, principalmente no que diz respeito à transparência, redução de custos, eficiência e segurança, e suas aplicações são diversas e serão apresentadas em maiores detalhes a seguir.

Quais são as práticas construtivas que podem ser beneficiadas pelo Blockchain?

As práticas construtivas que se beneficiam do Blockchain são inúmeras, elas vão desde o investimento na etapa de projetos até a seleção e rastreamento dos materiais a serem utilizados. Tudo isso se torna muito mais otimizado quando essa tecnologia é utilizada.

– Gestão de projetos: 

O Blockchain contempla fortemente essa etapa, já que, por meio do seu registro compartilhado e imutável, todos os profissionais envolvidos no projeto de uma obra podem ter acesso às mais variadas informações relevantes, como cronogramas, desenhos, contratos e orçamentos, de forma otimizada e prática.


Nesse caso, possibilita-se gerenciar todo o projeto em tempo real, evitando qualquer atraso e prevenindo erros e retrabalhos, já que toda a equipe fica muito mais inteirada do que está acontecendo e a comunicação entre o time fica mais eficiente e direta.

– Contratos inteligentes: 

Essa é uma funcionalidade muito eficaz e uma das que mais se destacam quando pensamos em construção civil, já que os contratos inteligentes podem ser totalmente automatizados e acabam auxiliando na redução de custos e nos tempos de gerenciamento. Isso acontece porque os pagamentos podem ser liberados de forma automática, conforme determinadas etapas do contrato forem sendo realizadas. 

– Gerenciamento da cadeia de suprimentos:

Outra grande aplicação do Blockchain no setor construtivo é na gestão da cadeia de suprimentos. Essa tecnologia consegue rastrear a origem e a qualidade dos materiais que serão utilizados na construção e apontar se eles estão adequados conforme os padrões regulatórios que são esperados.

Tudo isso pode ser feito por meio de códigos do tipo QR ou RFID, que, quando registrados, estabelecem uma atribuição a cada material, para que todos os envolvidos acessem o projeto e rastreiem detalhes sobre a procedência e adequação de cada item. 

Essa aplicação permite que haja mais transparência e menos riscos de fraudes nas obras, já que impede o uso de materiais indevidos. 

– Certificação de projetos:

O Blockchain permite que sejam criados registros para certificados de construção, inspeção de materiais, conferência de serviços e de documentos, entre outros detalhes importantes e burocráticos, que acabariam levando muito tempo.

Além da potencialização da produtividade, esse uso da tecnologia faz com que todos os projetos de verificação sejam mais simplificados. Ele também permite que os cumprimentos dos padrões de qualidade, os quais são muito importantes, sejam realizados de forma otimizada e mais transparente, oferecendo mais segurança e confiabilidade para todas as partes envolvidas.

Quais são os benefícios do Blockchain na construção?

Conforme pontuado, as aplicações do Blockchain são inúmeras e seus benefícios são muito relevantes, sendo exatamente esse o motivo de tamanho crescimento dessa tecnologia no setor da construção civil.

De modo geral, o Blockchain proporciona muito mais segurança e integridade nos processos produtivos, uma vez que, usando criptografia, todas as informações são armazenadas de forma segura, evitando qualquer problema relacionado às fraudes ou até mesmo a ataques cibernéticos.

Além disso, essa tecnologia também potencializa muito a eficiência das obras, já que a automatização de processos é peça chave nessa vertente, especialmente no que diz respeito à realização de pagamentos e gerenciamento de contratos, prevenindo erros e atrasos. 

O Blockchain proporciona melhorias em diversas etapas dos projetos de construção civil, inclusive em alguns momentos pós-obra, e estará cada vez mais em destaque nesse setor. Por isso, você, profissional da área, precisa conhecer mais sobre o tema e se manter atualizado sobre tudo que o envolve, para poder utilizá-lo quando necessário e aproveitar todos os benefícios que ele possa oferecer.

Quer ficar por dentro dessa e de outras inovações incríveis? Não deixe de conferir os outros artigos no nosso blog para se aprimorar cada vez mais como profissional!

Posts relacionados

Parada industrial: 5 passos para escolher o equipamento ideal
Elevador de cremalheira: o que você precisa saber
Visão Futurista: 5 Tendências da Construção Civil
Eficiência operacional na indústria: principais desafios e estratégias de melhoria

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!