ARQUITETOS PODEM FAZER INSPEÇÕES TÉCNICAS?

ARQUITETOS PODEM FAZER INSPEÇÕES TÉCNICAS?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Um grande debate se desenhou na esfera federal nos últimos meses, sobre as atividades competentes às funções de engenheiros, arquitetos e urbanistas. É que a nova Política Nacional de Manutenção Predial, votada pela Câmara dos Deputados, previa a exclusividade de engenheiros para a realização das inspeções técnicas.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoveu, então, uma petição online contra a exclusão da categoria, alegando que o parecer afronta a Lei 12.378/2010, que “prevê como atividades de arquitetos e urbanistas vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem”. Ao passar pelo Senado Federal, a entidade conseguiu que os profissionais fossem incluídos no Projeto de Lei Complementar 31/2014. No entanto, ainda há um longo caminho até que o PLC seja aprovado em sua segunda versão.

A nova Lei institui a obrigatoriedade de inspeções técnicas, visuais e periódicas em todos os tipos de edificações. Além disso, estabelece regras de manutenção preventiva e corretiva de danos aos consumidores e usuários de imóveis.  

Nós do Grupo Orguel estamos acompanhando o debate, tão importante para a segurança dos nossos empreendimentos. E você, o que acha? Arquitetos e urbanistas estão aptos para fazer inspeções técnicas? Ou essa deve mesmo ser uma função exclusiva de engenheiros civis? Dê a sua opinião.

Clique aqui para acessar o texto original e acompanhar a tramitação do projeto no Senado Federal.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.