7 DICAS ESSENCIAIS PARA CONTROLAR OS CUSTOS NAS OBRAS

7 DICAS ESSENCIAIS PARA CONTROLAR OS CUSTOS NAS OBRAS

7-dicas-obras-grupoorguel

Reduzir os custos no canteiro não é mais um diferencial do gestor de obras, mas sim uma questão de sobrevivência das empresas de construção. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você controlar os gastos e obter melhores resultados.

 

1) Invista no planejamento 

Quanto mais você investir no projeto, mais chances terá de reduzir os custos lá na frente. Avalie bem seus recursos e veja se o projeto está adequado às normas para evitar transtornos e alterações no meio do caminho.

 

2) Padronize os sistemas 

Aposte em projetos que possam ser replicáveis. A padronização de sistemas faz com que as equipes reconheçam os processos e executem o trabalho com maior rapidez e qualidade. Além disso, ao replicar um projeto, a empresa economiza nos custos de produção.

 

3) Controle os resíduos 

O desperdício de materiais na construção civil é um dos principais desafios a serem vencidos. Implemente um sistema de controle e reaproveitamento de resíduos para que a sua obra seja mais econômica e sustentável.

 

4) Utilize a tecnologia a seu favor 

Os dispositivos móveis são grandes aliados na gestão de custos. Existem hoje vários aplicativos disponíveis, que permitem conectar o canteiro de obras aos sistemas de gestão.

 

5) Compare os materiais 

Nem sempre um material barato representa economia na obra. Avalie sempre se determinado produto vai gerar o mesmo resultado que um outro similar, mais caro. Muitas vezes, um material de melhor qualidade vai evitar uma despesa maior posteriormente ou a equipe de obra pode precisar de menos quantidade para atingir o mesmo objetivo.

 

6) Fuja do período chuvoso 

Construir na estação de chuvas é sempre um problema. Além do risco de desabamentos e alagamentos, o trabalho muitas vezes precisa ser interrompido ou refeito. Use esse tempo para planejar e construa na estação de seca.

 

7) Controle o seu estoque

Escolha um espaço seguro para o estoque de materiais, a fim de evitar perdas e roubos. A gestão dos materiais é sempre um ponto crítico no canteiro e requer bastante atenção.

Posts relacionados

Visão Futurista: 5 Tendências da Construção Civil
Eficiência operacional na indústria: principais desafios e estratégias de melhoria
Orguel se une ao Instituto Gil Nogueira na luta contra o analfabetismo funcional
Desmistificando a Inteligência Artificial: Como ela transforma projetos de engenharia

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!