Toda obra traz consigo alguns transtornos. É como se diz: “Não se faz omelete sem quebrar alguns ovos”. Para que se tenha um benefício maior no futuro, muitas vezes é preciso levantar poeira, fazer barulho, bagunçar um pouco a rotina. Isso vale não só para grandes obras de infraestrutura urbana, mas também para a construção de pequenos edifícios comerciais ou residenciais.
O apoio da comunidade é um fator importante para o bom andamento de qualquer projeto. E, para que a obra reflita positivamente na imagem da empresa, é preciso colocar os vizinhos no planejamento de comunicação. Essa é, sem dúvida, uma das premissas da sustentabilidade empresarial, que vai contribuir diretamente para a construção de uma boa reputação corporativa.
Veja abaixo algumas dicas de relacionamento com a comunidade, que podem fazer toda a diferença no seu negócio:
- Antes de iniciar as obras, tente conhecer a comunidade do entorno e faça um mapeamento dos stakeholders. Existe alguma associação de moradores na região? Algum pároco ou vereador influente? Quem são os vizinhos mais próximos? Quem serão as pessoas mais impactadas?
- Comunique à comunidade em primeira mão sobre a sua chegada e seus objetivos. Deixe um canal aberto para que a empresa seja acionada em caso de qualquer problema. Dessa forma, você evita que os vizinhos recorram a outros meios (como a imprensa ou até a polícia) para resolver as situações de conflito.
- Seja transparente. Se possível, organize reuniões abertas para que as pessoas possam tirar dúvidas e dar feedbacks.
- No caso de obras de maior porte, é importante estudar um meio de comunicação eficiente para informar sobre o andamento do projeto. Há diversas opções como: reuniões presenciais, cartazes, jornais informativos, hotsites etc.
- Contrate um profissional especializado para conduzir a comunicação com a comunidade. Ele saberá como agir e também ajudará no gerenciamento de eventuais crises.