10 DICAS PARA O BOM GERENCIAMENTO DE OBRAS

10 DICAS PARA O BOM GERENCIAMENTO DE OBRAS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

10 dicas de bom gerenciamento de obra

Em tempos de crise, buscar eficiência na execução de projetos é um diferencial competitivo para o profissional de Engenharia. Como gestor ou empreiteiro, é preciso saber um conjunto de atividades que vão desde o planejamento até o controle de qualidade.

Confira aqui algumas dicas superimportantes para você se sair bem no gerenciamento da obra:

  1. Planeje e dimensione bem os espaços para estoque, movimentação de materiais e acomodação dos colaboradores. Pense nos percursos que serão realizados para facilitar a logística e evitar multas.
  2. Monte um cronograma e estabeleça formas de controle. Compartilhe essas informações com a equipe.
  3. Defina metas e destaque o que vem sendo cumprido para estimular o esforço conjunto.
  4.  Faça reuniões periódicas para a avaliação do trabalho e o repasse de diretrizes.
  5. Informe à equipe sobre os possíveis riscos levantados no planejamento. Alerte sobre os cuidados que devem ser tomados e sobre as providências em casos de emergência.
  6. Treine, capacite e evite retrabalho. Se necessário, especifique o passo a passo da tarefa em documentos como a PES (Procedimento de Execução de Serviço).
  7. Elabore uma boa planilha de controle de estoque ou utilize um software de gestão para não correr o risco de ter que parar a obra por falta de materiais.
  8. Invista na comunicação. Para que seu projeto tenha sucesso, é preciso envolvimento de todos.
  9. Utilize dispositivos móveis para interligar todos os pontos do canteiro, permitindo que as suas informações estejam sempre centralizadas.
  10. Adote ferramentas de gestão de pessoas para assegurar a atração e a retenção de talentos, além da formação de equipes de alta performance. Ações como feedback constante, investimento na saúde e incentivos profissionais reduzem os níveis de absenteísmo (ausência do ambiente de trabalho) e de rotatividade (turnover) dos colaboradores, diminuem o número de acidentes de trabalho e impactam diretamente na qualidade das entregas e no atendimento aos prazos.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.