Você Sabia – Por que é chamada de Plataforma “Tesoura”?

Você Sabia – Por que é chamada de Plataforma “Tesoura”?

A Plataforma

 

A Plataforma Pantográfica, comumente chamada de Plataforma Tesoura, é um equipamento muito utilizado em trabalhos que demandam uma área de trabalho mais ampla e capacidade de elevação para transportar cargas mais pesadas e justamente por isso, seu foco principal não é atingir grandes alturas. Algumas dessas plataformas  inclusive contam com um deck de trabalho mais amplo, permitindo por exemplo, seu uso por um número mais  elevado de trabalhadores como as Plataformas GS™-3390RT, GS-4390RT e GS-5390RT, que possuem capacidade máxima entre 6 e 7 pessoas.

Quer saber mais sobre os outros tipos de Plataforma Elevatória? Veja nosso Guia Prático sobre PEMTs aqui!

As Plataformas Tesouras são vistas em quase todos os canteiros de obras: em reformas, pinturas, instalações elétricas e muitas outras operações. Mas você sabe de onde surgiu o nome “tesoura”?

 

Por que é chamada de Plataforma “Tesoura”?

 

O motivo de ser chamada de Plataforma Tesoura é bastante simples, está relacionado ao movimento que a plataforma faz. O sistema de elevação conta com uma estrutura metálica cruzada que remete a uma tesoura realizando o movimento de corte ao subir e descer. Simples assim. É chamada por esse nome singular desde 1963, quando foi inventada por Charles Larson, nos Estados Unidos.  O nome “tesoura” foi incluído por ele mesmo quando registrou a patente do equipamento.

 

Pantográfica ou Tesoura? Qual nome está correto?

 

Chamar o equipamento  tanto de Plataforma Pantográfica quanto de Plataforma  Tesoura é correto. Outros nomes comumente usados são  “pantograph lift” e “scissor lift”. O mais importante é que a pessoa entenda sobre o que você está falando. É bom ter os dois nomes no seu vocabulário, caso alguma empresa não tenha conhecimento de algum deles. 

 

Fontes: History of Scissor Lifts

Soluções Orguel – Plataforma Tesoura

A Plataforma Tesoura é ideal para trabalhos que necessitam de pouco alcance e altura, mas bastante espaço de trabalho. Esse modelo oferece uma área de trabalho maior no deck e, geralmente, permite trabalhar com cargas mais pesadas que nas plataformas articuladas.

Posts relacionados

Visão Futurista: 5 Tendências da Construção Civil
Eficiência operacional na indústria: principais desafios e estratégias de melhoria
Orguel se une ao Instituto Gil Nogueira na luta contra o analfabetismo funcional
Desmistificando a Inteligência Artificial: Como ela transforma projetos de engenharia

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!