USO DO ELEVADOR DE CREMALHEIRA NOS CANTEIROS DE OBRAS

USO DO ELEVADOR DE CREMALHEIRA NOS CANTEIROS DE OBRAS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

elevador-grupoorguel

Nas últimas décadas, o elevador de cremalheira conquistou espaço nos canteiros de obras de todo país, principalmente com a restrição do uso dos elevadores à cabo de aço para o transporte de pessoas, que não estão de acordo com a normatização e legislação vigentes desde 2013. Com raras inovações no que se refere à segurança e a falta de rastreabilidade em sua manutenção e conservação, os elevadores a cabo foram, aos poucos, sendo  substituídos pelos elevadores de cremalheira (com tração de pinhão e cremalheira).

De acordo com o Gerente Geral de Engenharia de Aplicação do Grupo Orguel, João Neves, as alterações recentes nas normas técnicas e na legislação vigente do  elevador de cremalheira  muito contribuíram em inovação, tanto no quesito segurança, quanto  na questão estrutural da cabine e torre. “Tivemos um grande avanço nos itens de segurança do sistema eletrônico e utilização do elevador. A implantação dos relés de segurança para monitoramento do sistema, da chave de segurança com ruptura positiva e o controle de excesso de carga, além da partida e parada suave, proporcionadas pela utilização de um inversor de frequência, foram das principais alterações do novo equipamento”, ressalta.

Desde a chegada do elevador de cremalheira no Brasil, várias mudanças ocorreram na normatização técnica e legislação vigente. A NBR16200 de 04/2013 – Elevadores de Canteiros de Obras para Pessoas e Materiais com Cabina Guiada Verticalmente – Requisitos de Segurança para Construção e Instalação, por exemplo, proporcionou uma padronização dos elevadores fabricados no Brasil, bem como estabeleceu os padrões necessários para ensaios e testes de utilização, para que a segurança na montagem seja garantida.

>> Conheça as Unidades de negócio do Grupo Orguel
>> 5 erros comuns na hora de montar e utilizar os andaimes

Recentemente a NR-18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção exigiu a implantação de um sistema de monitoramento das portas de acesso aos pavimentos (cancelas) e um novo sistema elétrico. “Essa mudança possibilitou uma manutenção mais rápida e confiável, permitindo detectar imediatamente onde ocorreu a falha, o que antes demandava mais tempo para a descoberta. Hoje o diagnóstico do problema ocorre de forma rápida e digital”, explica João Neves.

Em consequência das mudanças e do rigor da legislação, o número de acidentes nos canteiros de obras tem diminuído a cada ano. O que se observa, atualmente, é que a maioria dos acidentes ocorre por falta de orientação ou orientação incorreta quanto ao uso do equipamento. E, muitas vezes, a falta de leitura do manual do fornecedor que acompanha o equipamento. “Hoje por norma, todos os elevadores são equipados com toda a segurança exigida, tais como freio de emergência, relés de segurança, chaves de ruptura positiva e controle de excesso de cargas, ou seja, muitos relatos de acidentes com elevadores em canteiros de obra, não ocorrem pelo equipamento, e sim pelo seu uso inadequado”, afirma o engenheiro.

“O que as empresas e funcionários precisam ter em mente é que a segurança é o bem maior de qualquer pessoa. É preciso orientar os funcionários sobre todos os riscos presentes em seu ambiente de trabalho, e principalmente, orientá-los a operar e utilizar todo e qualquer equipamento da maneira correta e em conformidade com as orientações dos fornecedores. No Grupo Orguel realizamos treinamentos periódicos com os nossos colaboradores, sempre repassando todas as normas referentes à segurança e saúde dos nossos colaboradores e clientes. Agir com segurança e respeito à vida é um dos valores do Grupo Orguel e que precisa ser respeitado por todos”, ressalta o Gerente Geral de Engenharia de Aplicação do Grupo Orguel.

Elevador de cremalheira

Eleito por 13 vezes consecutivas como o melhor elevador de obras, o elevador cremalheira do Grupo Orguel é um equipamento robusto, de tecnologia avançada, que permite que o processo de construção seja mais rápido e eficiente.

Utilizado para o transporte de pessoas e cargas nas obras, o elevador cremalheira funciona por meio de uma barra dentada e de uma engrenagem especialmente desenhada para a barra. Todo o seu sistema garante que pessoas ou cargas possam ser facilmente movidas, acelerando assim o processo de construção.

Clique aqui, para conhecer as soluções do Grupo Orguel para a sua empresa.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.