COMO FAZER O REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA?

COMO FAZER O REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA?

reaproveitar-agua

Em 2014, fomos alarmados pelo ultimato da ONU (Organização das Nações Unidas) quanto às mudanças climáticas irreversíveis caso não tomemos atitude daqui para frente, bem como a crise da água que atingiu em cheio o Estado mais industrializado do Brasil, São Paulo.

Nesse cenário preocupante, adotar medidas sustentáveis não é mais questão de opção, mas de necessidade. Uma delas, já que estamos falando de escassez de água, é investir nas construções verdes, com sistemas inventados para reaproveitar a chuva, dentro do conceito da arquitetura sustentável.

Para que reaproveitar a água da chuva?

Depois de uma longa estiagem que afetou a maior parte do país, chega o verão trazendo mais calor, mas também a promessa de muita chuva para o fim de ano. Então, nada mais apropriado do que fazer um uso inteligente dessa água abundante que cai de graça, concorda? Embora a água da chuva não possa ser reaproveitada para o consumo, ela serve muito bem para outras finalidades do dia a dia, como a limpeza da casa ou a irrigação de plantas. Além disso, a água reaproveitada pode ser um alívio para o bolso, já que reduz o desperdício da água tratada para tarefas domésticas.

Como captar a água da chuva?

Enquanto no passado era muito comum a utilização de baldes e cisternas para esse fim, hoje em dia a engenharia, a serviço da natureza, já desenvolveu métodos muito menos rudimentares. Um deles é o chamado telhado verde, que consiste basicamente em construir um jardim no telhado ou cobertura de casas e edifícios. Nos telhados verdes, a água da chuva que não é absorvida pela grama e pelas plantas (que funcionam como filtros naturais) escorre por dutos e uma bomba leva o líquido para o reservatório paralelo à caixa d’água potável. Para não gastar ainda mais energia, o ideal é que essa bomba seja fotovoltaica, isto é, movida à base da luz solar.

Custa caro montar essa estrutura para reaproveitamento de água?

Se comparado ao mercado imobiliário tradicional, sim, pois uma construção verde infelizmente ainda é uma novidade no Brasil. O valor mais alto, é consequência da sua complexidade, embora já tenha ganho muitos adeptos nos segmentos de arquitetura e engenharia civil. O planejamento de uma obra que suporte um telhado verde é feito com anos de antecedência, de forma a avaliar se a infraestrutura do imóvel realmente comporta esse tipo de reforma. Porém, é importante destacar que a instalação de um sistema de reaproveitamento da chuva, além de ser um investimento na vida do nosso planeta, tende a agregar valor ao imóvel.

Embora o conceito de arquitetura sustentável, com seus telhados verdes, iluminação natural, energia solar e engenhocas para reaproveitar a água, ainda seja uma novidade em nossas grandes cidades, ele pode vir a ser a luz no fim do túnel para as selvas urbanas de amanhã, minimizando a poluição atmosférica, equilibrando o uso dos nossos escassos recursos naturais e, por que não, contribuindo para uma paisagem mais agradável para os olhos.

E então, que tal começar a pensar na ideia de implantar o telhado verde na sua próxima obra? Não esqueça de voltar aqui e nos contar, através do espaço de comentários, o que você achou dessa novidade!

Posts relacionados

Como Escolher a Plataforma Elevatória Certa para seu Projeto de Construção
5 vantagens da plataforma elevatória na indústria
Capacidade de carga de andaimes: aprenda a calcular
7 indicadores de qualidade na construção civil

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!