Algumas soluções do Grupo Orguel estão sendo utilizadas nas obras de restauração do Edifício Sampaio Moreira, localizado no Centro de São Paulo. Com 50 metros de altura, o Sampaio Moreira figurou como o mais alto edifício da cidade entre 1924, ano de sua inauguração, e 1929, quando foi superado pelo Edifício Martinelli. Ele é considerado o primeiro edifício de múltiplos andares de grande porte na capital, o “protótipo” dos arranha-céus de São Paulo.
Para a realização do restauro, a Lopes Kalil Engenharia, que já trabalhou com o Grupo Orguel em diversas outras obras, locou as seguintes soluções: andaime fachadeiro, andaime multidirecional e elevador cremalheira. De acordo com Anderson Barreto Carrilho, consultor de vendas do Grupo Orguel, uma equipe de seis profissionais foi responsável pela montagem das estruturas dos andaimes e do elevador. “São, ao todo, 2 mil m² de Andaime Fachadeiro, 220 m² de Multiderecional e um Elevador de carga e pessoas, com capacidade para 1.200 kg. Toda essa estrutura possibilita que 25 funcionários da Lopes Kalil trabalhem na recuperação da fachada do edifício, com segurança e produtividade”, destacou.
A obra, que teve início há 18 meses, tem previsão de encerramento no final de 2017. “Graças à credibilidade de nossa empresa e à relação de confiança que desenvolvemos com nossos clientes, o Grupo Orguel está presente, junto com a Lopes Kalil Engenharia, nessa importante obra. O edifício Sampaio Moreira é uma construção muito importante para a história da engenharia em São Paulo, um dos patrimônios históricos da cidade”, ressalta Anderson.
Andaimes
Fachadeiros – Os Andaimes Fachadeiros são plataformas de trabalho necessárias para a execução de serviços em fachadas e lugares elevados. São projetados para permitir a circulação dos operários em diversos níveis, com livre acesso à área de trabalho. Tem montagem simples e rápida e é utilizado para a realização de serviços de alvenaria, acabamentos em fachadas de edifícios, manutenção em fachadas de indústrias e em obras de infraestrutura como, por exemplo, na montagem de ferragens e fôrmas de concreto.
Mecanflex – O Andaime Multidirecional tem capacidade de adaptação, flexibilidade e segurança. Ele não possui peças soltas ou com pontas, o que reduz o índice de acidentes com quedas de materiais e ferramentas, dispensando o uso de acessórios de proteção. A montagem de sua estrutura pode ser feita em diversos formatos e direções, com total estabilidade. Seu sistema de encaixe e acoplagem rápida (com trava automática) permite que a instalação seja realizada em diferentes locais, possibilitando estruturas suspensas e em balanço, além de ser capaz de vencer desafios geométricos: montagens cilíndricas, esféricas e com interferência. O sistema é utilizado principalmente na construção pesada, edificações, acessos diversos, eventos e manutenção industrial.