SGQ: saiba o que é, quais são os objetivos e as vantagens

SGQ: saiba o que é, quais são os objetivos e as vantagens

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e dos produtos ofertados, muitas empresas colocam em prática os processos do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Eles contribuem para que elas atinjam os padrões de qualidade desejados e aumentem a satisfação dos clientes.

Contudo, também há quem não saiba o que é e como o SGQ pode ser vantajoso para as organizações, independentemente da área em que atuam.

E você, já o implementou na sua empresa? Sabe quais são os benefícios que o sistema pode trazer? Caso a resposta tenha sido “não” para, pelo menos, uma das perguntas, este artigo é para você! Nele, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira a seguir.

O que é SGQ?

SGQ é a sigla do termo Sistema de Gestão de Qualidade e, como sugere, trata-se de um conjunto de procedimentos que, juntos, garantem a qualidade dos produtos, dos processos e dos serviços envolvidos em determinada empresa.

O objetivo principal do SGQ é promover a melhoria contínua dos padrões de qualidade de tudo o que a empresa se propõe a oferecer, garantindo a satisfação dos clientes e de todas as partes envolvidas nos projetos.

Em resumo, podemos dizer que a ideia principal é que, antes que o serviço ou produto chegue até os consumidores, a empresa analise se todos os processos estão realmente sendo feitos com o máximo de qualidade possível.

A ISO 9001:2015 é a principal e mais utilizada norma internacional que estabelece os critérios para o SGQ. Comumente, as empresas vão em busca da certificação para mostrar que se preocupam com a qualidade do que estão oferecendo. Em casos como esse, dentro das companhias há responsáveis por gerir os processos internos e externos que tenham foco na implementação e na manutenção da norma.

De acordo com ISO 9001, alguns elementos principais do SGQ são:

  • Melhoria contínua;
  • Foco no cliente;
  • Envolvimento da liderança e dos colaboradores;
  • Abordagem baseada em processos;
  • Uso de dados e evidências nas tomadas de decisões;
  • Avaliação de desempenho.

Quais são as principais vantagens do SGQ?

A implementação do SGQ nem sempre é rápida, mas, no fim, ela garante uma série de vantagens para a empresa, incluindo o aumento da satisfação dos clientes, a otimização dos processos e até a redução de custos. Confira a seguir quais são os benefícios do sistema para o seu negócio.

1. Produtos e serviços com mais qualidade

Como dissemos, o principal propósito do SGQ é melhorar a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Com isso, a empresa só tem a ganhar. Graças ao acompanhamento contínuo, é possível garantir que todos os processos estão sendo realizados de forma adequada, além de permitir a correção e o aperfeiçoamento dos procedimentos que podem passar por melhorias.

O resultado, como não podia ser diferente, é a entrega de mais qualidade do início ao fim dos processos.

2. Economia de recursos

E não estamos nos referindo apenas aos recursos financeiros! O SGQ costuma reduzir retrabalhos, desperdícios de materiais, devolução de produtos, reclamação dos clientes, etc.

Na prática, os procedimentos são otimizados, o fluxo de trabalho melhora, os funcionários não precisam repetir a tarefa e não é necessário montar uma equipe grande para a resolução de problemas que envolvem o consumidor final.

3. Decisões mais assertivas

Como já citamos, um dos elementos principais da ISO 9001 é a tomada de decisões baseada em dados. E isso é  bastante positivo, pois garante que todas as definições tenham fundamentos e evidências reais. Além disso, os dados ficam documentados e permitem que novas estratégias sejam montadas, além de reformular as que já estão em andamento.

4. Aumento da produtividade

Com os processos bem gerenciados e as responsabilidades delegadas adequadamente, o aumento da produtividade se torna uma consequência, e sem perder a qualidade. Outro ponto é que, se os colaboradores forem motivados e engajados, eles também participam da implementação do SGQ, trabalham em equipe e têm mais compromisso com a qualidade dos produtos ou serviços que serão entregues.

5. Fortalecimento da marca

Por oferecer mais qualidade e seguir as normas estabelecidas, as empresas que implementam o SGQ fortalecem o nome e são vistas como mais competitivas no mercado. Sendo assim, além de receber mais destaque interna e externamente, a instituição também conquista novos clientes e transmite mais credibilidade, tanto para os parceiros e colaboradores quanto para os clientes.

6. Clientes mais satisfeitos

No fim, o mais importante de tudo é a satisfação do cliente, afinal, ele é o principal atingido com todas essas mudanças. E, quanto mais contente os consumidores estiverem, mais frutos positivos a empresa tende a colher, inclusive financeiros.

Trabalhar para atender as necessidades e os desejos dos clientes é a melhor forma de garantir que eles fiquem satisfeitos e que os níveis de reclamação diminuam.

Como implantar o SGQ na construção civil?

Embora a implementação do SGQ exija muito planejamento, um gerenciamento detalhado, o acompanhamento contínuo e a busca por melhorias, na prática, ela não é tão difícil quanto parece, até mesmo na construção civil.

Um canteiro de obras, por exemplo, acaba sendo melhor aproveitado quando os processos são padronizados, as equipes estão capacitadas e cada colaborador sabe exatamente o que precisa fazer.

Ou, se a intenção é deixar os clientes mais satisfeitos, é possível realizar pesquisas com alguns deles para entender e documentar quais são as necessidades, expectativas e oportunidades que podem contribuir com a melhoria dos serviços.

De modo geral, para que dê certo, é importante que seja feito:

  1. Levantamento das necessidades;
  2. Definição de metas;
  3. Mapeamento dos processos;
  4. Treinamento dos colaboradores;
  5. Implementação de indicadores de desempenho;
  6. Análise dos resultados;
  7. Realização de melhorias contínuas.

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