Os altos padrões de segurança, atrelados à efetividade e ao baixo custo de manutenção, fazem com que os elevadores de cremalheira sejam a opção ideal para os canteiros de obras civis, industriais e de infraestrutura. Usados para o rápido transporte de pessoas e materiais, essas plataformas se movimentam por meio de um sistema de pinhão (engrenagem) e cremalheira (uma régua dentada por onde passa uma roda com dentes da mesma espessura), gerando partidas e paradas muito mais suaves e seguras do que os elevadores que usam outros sistemas.
Com diversas vantagens em relação aos demais elevadores do mercado, a tecnologia de cremalheira se destaca principalmente pela capacidade de adequação às normas e pela economia gerada, já que para alguns usos, como o transporte de carga, o equipamento pode até mesmo substituir o uso de gruas e guinchos.
Segurança em prioridade
A preocupação com a segurança é um dos pontos fortes dos elevadores de cremalheira. Seu sistema permite que a engrenagem da cabine se desloque em velocidade constante, impedindo variação na locomoção e, consequentemente, oferecendo maior segurança para quem está no interior do compartimento. A característica de amortecimento gradual faz com que o equipamento mantenha uma velocidade média de 36m/min.
A cabine, por sua vez, possui uma cancela dotada de um trinco que, se não estiver devidamente fechado, impede a partida do elevador. Todo o aparato conta com um dispositivo de frenagem de alta precisão mecânica, e o freio é acionado toda vez que a velocidade do elevador se excede em até 20% da movimentação padrão, diminuindo o risco de acidentes devido à alta celeridade de máquina.
Maior produtividade
As vantagens também podem ser notadas na produtividade da obra. O elevador de cremalheira consegue movimentar uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo, e possui capacidade superior de carga para o transporte de materiais. Um diferencial é que na mesma torre podem ser montadas até duas cabines, possibilitando não só a rapidez na produção, mas também a redução de interferências na fachada dos edifícios.
Outro grande benefício da tecnologia de cremalheira é o fato de apresentar poucos problemas técnicos. Com interrupções reduzidas para o conserto de falhas mecânicas consegue-se o melhor aproveitamento do tempo nos empreendimentos.
Custo-benefício atraente
Embora o custo de instalação seja mais alto na comparação com outros modelos, existe uma série de benefícios que podem tornar mais rentáveis a utilização desse tipo de elevador. O primeiro é a funcionalidade. Como os processos de manutenção, operação, montagem e desmontagem da máquina são realizados de forma simples e fácil, ganha-se aumento de desempenho e otimização do tempo. O tamanho da torre utilizada também pode influenciar na economia de tempo e de custos. Dependendo da altura em que for instalado, o elevador de cremalheira pode ajudar a executar determinadas tarefas com até 19h de vantagem em relação a outros equipamentos disponíveis no mercado.
A locação do equipamento também é uma possibilidade a ser analisada. Dependendo do tempo e do tamanho da obra, essa pode ser a opção mais vantajosa e eficiente para o empreendimento, já que poupará custos futuros com manutenção e obsolescência de tecnologia, por exemplo.