Cinco plataformas elevatórias do Grupo Orguel foram usadas na construção de um telhado em estrutura metálica na planta da Cosan Lubrificantes, no Rio de Janeiro. Na primeira fase da obra, duas plataformas Z-80 (locadas diretamente pela COSAN) foram usadas para a montagem da estrutura metálica, acobertando uma área de 1.500 m². Outras três unidades, dos modelos Z-45DC, Z-45RT e COMPACT 12 foram locadas pela empresa Karen Brun, que possui um contrato de manutenção industrial com a Cosan, como apoio à construção do telhado.
A segunda etapa do projeto, terá como foco o escoamento da água absorvida pela nova estrutura. As plataformas locadas pela Karen Brun novamente darão suporte a essa nova fase, podendo ocorrer ainda uma ampliação no número de equipamentos usados.
De acordo com o consultor do Grupo Orguel, Edson Rodrigues de Farias, a utilização das plataformas é indicada por questões de produtividade, segurança e mobilidade na fábrica, uma vez que não há limitação do espaço com a montagem de estruturas fixas (andaimes).
Além do contrato para esta obra específica, a Karen Brun mantém plataformas do Grupo Orguel permanentemente em sua base fixa dentro da fábrica da Cosan, em diversos modelos, visando atender o cliente na manutenção de seu patrimônio. “Temos uma parceria de seis anos com a Karen Brun, o que reforça a confiabilidade do nosso equipamento e a qualidade do nosso atendimento”, destaca Edson.
Com vários modelos e alturas, as plataformas de trabalho aéreo (PTAs) se adequam a cada tipo de necessidade operacional. Ao locar uma plataforma no Grupo Orguel, é oferecido um treinamento especial in loco, onde o profissional aprende a manusear o equipamento e avaliar os riscos como desníveis no solo, fios de luz e demais obstáculos. O operador também aprende a realizar vários testes funcionais para garantir a segurança do equipamento.