Ao realizar uma obra que necessite de demolição, muitos resíduos são jogados em caçambas e destinados aos aterros e lixões. Porém, esses materiais poderiam ser reaproveitados em outras construções.
A reutilização na construção civil visa transformar telhas, tijolos, pisos e demais materiais em produtos que possam ser utilizados em outras construções, com o intuito de reciclar e garantir a sustentabilidade ambiental. Só no Brasil, metade do material de demolição, cerca de 850 mil toneladas de entulho por mês é jogado em aterros e lixões, enquanto no Japão são desperdiçados apenas seis mil por ano.
Além da produção de materiais para pavimentação e reaproveitamento dos resíduos na obra, os materiais de demolição também podem ser utilizados na decoração dos lares. Veja alguns exemplos:
TIJOLOS – Quando empregados em áreas internas ou externas, tanto no piso como nas paredes, garantem um clima rústico e acolhedor aos ambientes.
LADRILHO HIDRÁULICO – Com estampas versáteis, os ladrilhos, que antes eram utilizados em fazendas antigas, garantem ares nostálgicos e combinam até com os projetos mais contemporâneos. Eles podem revestir paredes inteiras ou apenas pequenas faixas. Ficam bem também como um “tapete” ou então servindo de moldura para o piso de cimento queimado.
VITRAIS – Os famosos vidros estampados, muito utilizados em igrejas, podem ser incorporados a espaços residenciais. Combinam especialmente com ambientes bem iluminados, que destaquem as cores e texturas.
PORTAS – As portas podem ser reutilizadas sem precisar de muito trabalho. Elas são capazes de virar desde painéis até mesas, mantendo suas características passadas. Nada de pintura e restauração, a beleza está no rústico.
JANELAS – As janelas velhas podem voltar para as paredes da casa. Painéis e espelhos fazem parte das ideias criativas de reutilização.
MADEIRAS – Muitas madeiras provenientes de processos de demolição são nobres. Extintas ou com a extração natural proibida por lei, essas madeiras só podem ser utilizadas se reaproveitadas de construções antigas, daí a importância de não perder a oportunidade de reaproveitar esse material. Além de serem ecologicamente corretas, as peças artesanais feitas a partir de madeiras de demolição dão um charme especial aos ambientes, tornando-os aconchegantes e visualmente agradáveis