Um prédio residencial de nove andares da D&D Incorporações, em Porto Alegre (RS), está utilizando andaime fachadeiro e elevador de cremalheira do Grupo Orguel para acesso aos pavimentos e execução de serviços na fachada, com pisos metálicos em todos os níveis. Ao todo, são mais de 1.600 m² de andaimes para proteção de periferia e serviços de fachada. Além disso, em virtude da obra ser executada em bloco estrutural, o cliente solicitou que a montagem do elevador acompanhasse a ascensão dos pavimentos e não fosse montado a cada três pavimentos, como geralmente é feito.
Localizado próximo ao Jardim Botânico, o Residencial Plaza Mayor terá 14 apartamentos de dois quartos e seis apartamentos de um quarto, com uma área total de mais de 2.000 m². O prédio está configurado em uma torre, com três apartamentos por andar. A previsão é que a obra seja concluída em agosto de 2017.
Sobre os equipamentos
- Elevador de cremalheira: Utilizado principalmente em obras de construção civil, o elevador de cremalheira é um equipamento de transporte vertical de cargas e de pessoas, tracionado por motoredutores. Esses motores estão acoplados às cabines e, quando ligados, movimentam todo o conjunto por meio de um acionamento de pinhão, denominado cremalheira, a uma velocidade de 36 m/min. Eleito por 13 vezes consecutivas como o melhor elevador de obras, o elevador de cremalheira do Grupo Orguel é um equipamento de tecnologia avançada, que permite que o processo de construção seja mais rápido e eficiente. Além disso, possui um dispositivo de freio eletromagnético que oferece elevado grau de segurança, que é acionado automaticamente quando o elevador excede a velocidade nominal de 36 m/min.
- Andaime fachadeiro: Trabalhos em superfícies verticais requerem dispositivos especiais que proporcionem mobilidade ao trabalhador, sem comprometer a segurança, e propiciem bons índices de produtividade no serviço. O andaime fachadeiro busca atender a esse tipo de questão. Ele é utilizado, principalmente, para a realização de serviços de alvenaria e acabamentos em fachadas de edifícios. O equipamento é formado por quadros verticais e horizontais, placa de base, travessa diagonal, tela, guarda-corpo e escada. Essa estrutura permite não só o acesso de pessoas, mas também de materiais necessários para a obra.