Gestão de qualidade na construção civil: tudo o que você precisa saber

Gestão de qualidade na construção civil: tudo o que você precisa saber

Se você já ouviu falar em SGQ, provavelmente, sabe a importância que a gestão de qualidade tem em qualquer negócio. E no ramo da construção civil não é diferente! Empresas que almejam ter clientes satisfeitos, transmitir credibilidade e estar em conformidade com as normas exigidas precisam fazer o gerenciamento adequado.

Quer saber o que precisa ser feito para colocar a gestão de qualidade em prática nas companhias de construção civil? Então, continue conosco e descubra os principais passos para fazer a implementação!

O que é gestão de qualidade?

Gestão de qualidade é o conjunto de práticas e estratégias que garantem que uma empresa mantenha um alto padrão de qualidade nos produtos e/ou serviços que ela oferece. É, basicamente, uma forma de garantir que as necessidades e as expectativas dos clientes sejam atendidas.

Além disso, é também uma forma de estar em conformidade com normas relacionadas ao tema, como a ISO 9001:2015, que é baseada em princípios de gestão de qualidade. Conforme ela indica, as práticas de gestão devem incluir foco no cliente, decisões baseadas em dados, abordagem baseada em processos e melhorias contínuas.

Contudo, embora existam três elementos necessários para a implementação da gestão de qualidade: planejamento, controle e melhoria, não há um roteiro padrão para colocá-la em prática, principalmente porque cada empresa tem rotinas e processos individuais que precisam ser seguidos.

Por que a gestão de qualidade é importante para a construção civil?

Assim como em qualquer outro setor, a qualidade é um fator crucial para que as empresas de construção civil mantenham os clientes e todos os outros envolvidos satisfeitos. Ela também garante a redução de custos e da taxa de retrabalho, a segurança dos colaboradores e a imagem que a instituição transmite.

Além disso, vale ressaltar que, diante da competitividade no ramo, é preciso se destacar e mostrar o que a empresa pode entregar de melhor: qualidade.

Nas construções, por exemplo, alguns processos como: andamento das obras, utilização de materiais, treinamento adequado e distribuição da mão de obra são cruciais e precisam ser gerenciados adequadamente para não sair do controle.

7 passos para colocar a gestão de qualidade em prática

Como dissemos, não existe um padrão único para implementar a gestão de qualidade. No entanto, se você está pensando em dar os passos iniciais, separamos 7 estratégias que vão te direcionar nesse primeiro momento. Veja a seguir!

1. Defina os objetivos

A definição dos objetivos faz parte do planejamento e é uma das etapas mais importantes da implementação. Isso porque é através dela que será possível identificar os processos que precisam ser gerenciados.

Por exemplo: se a meta é zerar a taxa de retrabalho em uma obra, a empresa pode padronizar alguns processos de produção para que o resultado seja satisfatório. Mas caso o objetivo seja entregar produtos com uma qualidade superior, a empresa pode incluir uma inspeção específica no planejamento.

Essa parte depende muito da empresa e do que ela pretende melhorar. É a partir dela que será definido o que vai entrar na gestão de qualidade.

2. Aposte na padronização

Embora não seja possível fazer isso em todas as ocasiões, a padronização de tarefas costuma ser bem eficiente na construção civil. Nesse caso, é importante ter o “passo a passo” completo por escrito para que todos os colaboradores tenham acesso e possam consultar sempre que for preciso.

Uma das formas eficazes de fazer isso é identificando os principais processos envolvidos na empresa, analisando o impacto que eles têm na entrega final e padronizando o que for possível para manter o nível de qualidade adequado.

3. Envolva toda a equipe

Ter uma comunicação clara e eficiente com a equipe também é extremamente importante no processo de implementação. Afinal, todos os colaboradores precisam estar envolvidos para que a gestão saia como o esperado.

É importante investir em capacitação, pensar em formas de engajar os funcionários, analisar as sugestões e celebrar os resultados positivos que forem alcançados. Tenha em mente que eles são parte essencial da entrega dos produtos ou serviços.

4. Inspecione e colete dados

Um dos princípios da gestão de qualidade é a tomada de decisões baseada em evidências reais. Por isso, tenha sempre em mãos os dados para conseguir elaborar estratégias assertivas e que realmente deem certo.

Algumas informações que estão relacionadas à construção civil são: taxas de retrabalho, custo médio das produções, taxa de desperdícios de materiais, taxa de cumprimento dos prazos e outros. O importante é que elas sejam relevantes e estejam diretamente ligadas aos principais processos.

5. Documente tudo

Não adianta fazer uma gestão de qualidade excelente se todos os procedimentos e resultados não forem documentados, concorda? Por isso, é importante que tudo esteja escrito. Além de evitar divergências, também é uma forma de consultar sempre que for necessário.

Imagine que uma pesquisa de satisfação foi feita com os clientes e, a partir dela, foram elaboradas estratégias para atender melhor às expectativas. Meses depois, uma nova pesquisa foi feita para confirmar se as ações deram certo. Se todo o processo não tivesse sido documentado, não haveria como comparar os dados.

6. Busque certificações

Ter certificações relacionadas à gestão de qualidade, como a ISO 9001, é uma forma de mostrar, na prática, que a empresa está comprometida em cumprir os requisitos de qualidade exigidos para entregar os melhores produtos ou serviços para o cliente.

Além disso, elas dão mais credibilidade à empresa e aumentam o nível de competitividade perante as outras do mesmo ramo que estão no mercado.

7. Coloque as melhorias em prática

Por fim, não esqueça de colocar as melhorias em prática e de forma contínua. Lembre-se que nada é imutável e, assim como tudo, os processos que envolvem a sua empresa também precisam evoluir.

Considere a gestão de qualidade como um instrumento para te auxiliar a identificar oportunidades de melhorar cada vez mais. E se quiser dar o primeiro passo para melhorar os processos produtivos da sua empresa, confira os conteúdos no Blog da Orguel e descubra as melhores novidades e soluções para o ramo da construção civil.

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