Se por um lado houve uma baixa no setor de compra e venda de imóveis, por outro, houve um aquecimento no mercado de reformas e manutenções prediais. Por consequência, equipamentos utilizados para essa finalidade, como andaimes e plataformas elevatórias, passaram a ser peças importantes para alavancar o setor de locação e também de franquias que oferecem serviços nessa área.
Números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que as redes do segmento de casa e construção apresentaram um aumento de 13% no número de unidades no terceiro trimestre de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse segmento engloba empresas que prestam serviços diretos à construção e as que oferecem itens de decoração e fazem reparos e manutenção.
Em uma entrevista concedida à Folha de São Paulo, o presidente da ABF, Altino Cristofoletti, disse que “a dificuldade de construir ou comprar um imóvel estimula franquias que podem agregar algo, como uma pintura ou uma pequena reforma, já que a casa é sempre um sonho de consumo”. Segundo ele, isso fez com que o faturamento do setor aumentasse de R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre de 2015, para R$ 1,9 bilhão, no mesmo período de 2016.
No Grupo Orguel, podem ser encontrados diversos tipos de andaimes e plataformas para a realização dos trabalhos de reforma. Confira abaixo alguns deles:
– Andaime fachadeiro: O mais tradicional dos andaimes é utilizado com frequência na fase de reforma, tratamento e lavagem. Ele é usado em todo o perímetro do prédio, sendo montado em módulos regulares.
– Balancim: O balancim é um andaime suspenso, que possui uma plataforma de trabalho aérea ancorada por guinchos no alto do prédio, por onde passam os cabos de aço de tração e de segurança. Ele pode ser elétrico (motorizado) ou manual (cabo passante).
– Plataforma elevatória: Podendo atingir até 43 metros de altura, as plataformas elevatórias, também chamadas de plataformas aéreas, possuem boa capacidade de carga e podem sobrepor inúmeros obstáculos. Isso permite a realização do trabalho com maior rapidez, evitando a montagem de andaimes e a obstrução de passagens.