Levantar as torres do Concórdia Corporate, o maior edifício do Estado de Minas Gerais, é um desafio técnico e tanto. Muito mais do que locar equipamentos e sistemas de fôrmas tradicionais, é preciso elaborar um projeto especial para dar acesso a cada um dos 44 pavimentos do prédio, em toda a sua extensão de 170 metros de altura, de forma a possibilitar a concretagem em cada um dos andares.
Permitir o acesso ao sistema de fôrmas autotrepantes com o máximo de produtividade foi o desafio proposto ao Grupo Orguel. Para realizar este trabalho, o departamento de Engenharia de Aplicação entrou em campo e elaborou uma solução técnica que envolve um sistema especial de amarração dos pilares a cada 9 metros, feito por meio da utilização de um elevador de cremalheira (CMG 12).
O elevador de cremalheira é a única forma de acesso aos pavimentos do Concórdia Corporate, sendo usado para o transporte de pessoas e materiais durante 24 horas. O equipamento tem capacidade para transportar 1.200 kg por vez e possui um dispositivo de freio eletromagnético que oferece elevado grau de segurança. Os motores elétricos estão acoplados às cabines e, quando acionados, movimentam todo o conjunto a uma velocidade de 36 m/min.
Concórdia Corporate
Com quase 60 mil m² de área construída, o edifício Concórdia Corporate é um empreendimento comercial da construtora Caparaó, situado em um terreno de mais de 7 mil metros quadrados na Alameda da Serra, em Nova Lima (MG). O prédio foi orçado em aproximadamente R$ 350 milhões e terá oito andares de estacionamento, trinta pisos comerciais e quatro lofts que vão mesclar escritórios e ambientes residenciais.