Quando alguém constrói as paredes de uma moradia, contrata uma empresa especializada ou os profissionais mais gabaritados para fazer a obra, é muito comum que o dono do lugar ou empreiteiro queira saber se a superfície do muro ou divisória está alinhada corretamente. Isso vai dar a certeza de que o peso dos materiais usados na construção está bem distribuído e que a construção foi cumprida da maneira mais adequada. E uma das ferramentas mais utilizadas na construção civil para ajudar nessa aferição é o nível. Gostaria de saber mais sobre o nível?
A aferição de nível
Os níveis proporcionam uma maneira confiável para se aferir o aplainamento da superfície das paredes, tendo como resultado no seu mostrador a elevação ou o grau de uma área. O nível mais simples (ou nível de carpinteiro) geralmente se assemelha a uma longa tábua de madeira, em cujo centro há um tubo de plástico ou vidro. No interior do tubo há uma bolha de ar, que é utilizada para verificar o nível horizontal da área. Muitos modelos hoje em dia apresentam tubos adicionais, que servem para examinar o nível vertical, bem como o grau de um ângulo em especial.
Além deste modelo, há ainda o nível a laser, que é mais usado na construção e na topografia para medir o plano horizontal de uma área. A ferramenta é afixada a um tripé, de maneira que seu projetor, o qual contém uma cabeça rotativa com um espelho, lança seu feixe de laser, cumprindo uma varredura na vertical. Assim, este último tipo é mais empregado nos trabalhos externos, e o modelo mais simples é bastante usado, com grande eficiência, nas medições internas.
Verificação do ajustamento da parede com um nível
O bom aproveitamento do nível é algo muito simples de ser feito. Basta colocar a ferramenta sobre a estrutura que se deseja avaliar o nivelamento e observar o que acusam os indicadores do instrumento. Se a parede for extensa, vale a pena colocar o nível em várias partes de sua superfície, a fim de verificar os relativos indicadores. Os tijolos da parede, que são assentados uns sobre os outros, formam linhas retas que podem ser facilmente medidas com este simples recurso.
Aferição tanto na horizontal quanto na vertical
A técnica correta exige de quem vai fazer a aferição que separe a parede em segmentos, que podem correr por mais ou menos um metro cada. Esse recorte meramente visual precisa ser cumprido tanto em um lance vertical quanto horizontal, para ser possível saber com bastante rigor em qual parte a parede poderá estar torta ou fora de prumo. Depois de cumprir a distinção em partes, coloque o nível na posição contrária à da superfície da ordenação dos tijolos.
Observe o que mostram a bolha de ar e os referenciais do tubo central, avaliando se cada trecho está alinhado ou mal construído, e repita a operação nos outros segmentos. Depois, vire o nível para a vertical na parede, o assente contra a extremidade e analise se os apontadores do mostruário para verificar se a parede está reta. Faça o mesmo com as extremidades restantes.
Se você usar o nível corretamente, vai poder verificar com precisão como as paredes de sua obra estão em relação à sua retidão. Você já empregou essa ferramenta em suas construções? Como você lida com o problema de nivelamento em suas obras? Conte pra nós através dos comentários!