Transformação da indústria 4.0

Transformação da indústria 4.0

Transformação da indústria 4.0

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Indústria 4.0 mudou totalmente a realidade das indústrias, com a inserção de conhecimentos aplicados a tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e internet das coisas. O que trouxe um novo paradigma de gestão e organização para as empresas, isso porque a automatização se tornou presente em muitos processos.

Transformação na indústria

A conexão talvez seja um dos pontos mais importantes, além dos avanços tecnológicos, que a Indústria 4.0 possui, pois se espera que as máquinas, sistemas e projetos estejam interligados. Dessa forma, as empresas podem criar redes mais inteligentes que possuam maior autonomia, para que as tarefas tenham as manutenções agendadas, falhas previstas e as subtarefas sejam adaptadas durante os processos.

A integração de objetos físicos na rede de informação veio para revolucionar a tradicionalidade da indústria, transformando-os em produtos inteligentes e que possuem inteligência própria. Com isso, o monitoramento da performance cria fábricas conectadas, em que as simulações serão um aspecto chave para alcançar objetivos para uma boa produção, devido a previsibilidade de problemas.

Essa conexão também descentraliza o controle de processos e torna o gerenciamento ainda mais prático, para que o futuro das corporações seja feito de maneira mais ágil e rentável. Dessa forma se tornam visíveis os principais objetivos da Indústria 4.0:

  • Integração de setores;
  • Aumentar a eficiência;
  • Modernizar os negócios;
  • Flexibilizar as organizações;
  • Criar o autogerenciamento;
  • Aprimorar os fluxos de trabalho.

Objetivos a serem alcançados

Com as metas já traçadas dentro da 4.0, é possível imaginar os resultados possíveis para o uso de determinadas tecnologias dentro das companhias que estiverem dispostas a se atualizar. O que torna fundamental o investimento na digitalização das informações e a flexibilidade tecnológica, para que ocorram algumas aplicações que ajudam no desenvolvimento.

  • Internet das coisas: este conceito permite que os objetos corporativos sejam conectados, facilitando que essa integração acelere os processos de manutenção dos serviços. Além disso, o processo produtivo funciona de maneira interligada, garantindo o processamento correto, o que reduz as perdas e mantêm a eficiência;
  • Qualidade dos produtos: o processo que era feito manualmente que, geralmente, exigia o direcionamento de recursos e tempo, foi encurtado para o provimento de serviços mais ágeis e eficientes. Por meio da automatização do processo e a conexão da linha de produção, permitindo que os erros sejam descobertos e geridos de maneira mais rápida;
  • Inteligência artificial: outro recurso muito utilizado são as automações para otimizar alguns detalhes como padrões de compra, categorização de produtos, interação com clientes e rastreio de mercadorias. Com isso, o atendimento e as outras fases para concluir a venda são pensadas com base no consumidor final, sendo atualizadas ao mesmo passo que são utilizadas;
  • Treinamentos otimizados: com o uso de realidade aumentada, inteligência artificial e processamento mais eficiente de dados, é possível oferecer aos colaboradores treinamentos mais inovadores para o novo tipo de Indústria. Isso porque o processo pode ser feito em outros ambientes com a ajuda de softwares para que as práticas sejam realizadas;
  • Big Data: este conceito anda juntamente com a automação, pois o armazenamento, de forma inteligente, dos dados, acaba por possibilitar a criação de produtos com mais personalidade. O que gera mais entrega e audiência e facilita a análise da empresa sobre seu desempenho, permitindo um crescimento na produtividade.

 

Nova Indústria, novos profissionais

Um ponto importante a ser levantado é que todos os segmentos podem ser adaptados aos objetivos da 4.0, a questão maior é a preparação das empresas para que possam adotá-la, implementando novas tecnologias. O que nos faz pensar como é importante uma atualização no mercado de trabalho para comportar as mudanças provenientes desta nova indústria.

É importante que os profissionais sejam qualificados observando que os pontos principais da nova realidade são automação e análise de dados, que também exigem fatores como liderança e comunicação para que a teoria e a prática estejam alinhadas. Dito isso, muitas áreas estão surgindo dentro desta realidade, para que a tecnologia seja aplicada a favor da produtividade e do lucro.

Um exemplo da nova realidade em uso são as assistentes virtuais e chatbots mais interativos, tornando-se mais interessante para as empresas construir sua identidade através da materialização de um relacionamento mais próximo com o cliente. Dessa forma, foram criadas personagens para que a distância entre audiência e o produto fosse reduzida, possibilitando um tratamento mais humanizado que também trouxesse dados para a atualização.

Ou seja, novas profissões estão ganhando força para que a indústria e a tecnologia caminhem juntas, e que a partir disso, seja possível que uma nova realidade seja construída e a sociedade se desenvolva cada vez mais. A exemplo disso, listamos algumas novas profissões que foram cunhadas:

  • Analista de Big Data: é uma profissão que exige certo grau de organização e conhecimento para gerenciar processos de armazenamento de dados para categorizar de maneira eficiente e gerar resultados analíticos assertivos.
  • Engenheiro de cibersegurança: porque com uma maior transação de dados nas redes e em nuvem pelas empresas, se torna igualmente necessário um cuidado maior para que esses recursos não sejam utilizados indevidamente.
  • Mecânico de veículos híbridos: visto que com o aumento do valor para combustível fóssil e a redução gradativa dos recursos para constituí-lo, novas modalidades de veículos, sobretudo, movidos a energia elétrica, sugiram.
  • Técnico em informática veicular: pois a cada dia, os computadores de bordo dos carros são capazes de identificar mais processos que influenciam nas ações, para auxiliar a manutenção e o seu desenvolvimento, além da prevenção de acidentes.
  • Técnico em automação predial: com o uso de maiores recursos como inteligências artificiais e sistemas elétricos conectados a aplicativos é necessário haver um indivíduo que seja responsável pela criação e manutenção desses recursos.
  • Gestor de logística de canteiro de obras: é bom ressaltar que também há necessidade de pessoas com o pensamento atualizado e habilidades práticas tradicionais para aplicação das novas tecnologias e processos que não tem tanta automatização.
  • Engenheiro em fibras têxteis: pois a produção de novos produtos gera o uso de recursos naturais, dessa forma um profissional que atualiza e pesquisa novas formas de produção reduz impactos ao meio e investimentos financeiros

 

Aplicabilidade e resistência

Ainda que sejam notáveis os benefícios e a importância das aplicações das novas tecnologias nos processos produtivos das indústrias, alguns setores ainda têm dificuldade de automatizar seus processos.

Outro fator que dificulta muito e causa resistência é o medo do impacto econômico, pois o imaginário popular sempre indica como se a atualização resultasse em uma perda substancial de empregos. No entanto, é necessário pontuar que haverá uma oferta maior e a criação de novas áreas para se trabalhar, além do fato que muitas áreas não poderão de fato ser totalmente atualizadas, ou seja, há ainda oferta e a demanda permanecerá.

Por fim, o debate não é sobre um futuro distante visto que países da Europa e Ásia já iniciaram uma corrida para responder à Indústria 4.0, fazendo com que seja necessário a atualização de todos os setores, em todos os lugares. Logo, é necessário que a atualização seja feita para que as tecnologias possam cumprir os seus objetivos e, mais que isso, possam ser utilizadas para otimizar a cadeia produtiva reduzindo o uso de recursos e aumentando a eficiência.

Gostou do nosso conteúdo? Conheça todas as nossas atualizações clicando aqui!

 

 

http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/#mercado-de-trabalho

https://digital.br.synnex.com/5-exemplos-de-aplicacoes-da-industria-4-0-nas-empresas

https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento

 

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.