Os grandes nomes da engenharia

Os grandes nomes da engenharia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

capa

Atualmente, a população mundial é de mais de 7 bilhões de pessoas e vai alcançar a marca de 8,5 bilhões até 2030. A expectativa é que o planeta chegue a 2100 com 11,2 bilhões de habitantes. Essas previsões estão no relatório “Perspectivas da População Mundial: A Revisão de 2015”, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A população mundial está em constante crescimento e, à medida que isto ocorre, aumenta a demanda habitacional e, consecutivamente, a necessidade de bons engenheiros torna-se ainda mais forte.

Ao longo do tempo, algumas figuras, cujos trabalhos utilizamos nos dias de hoje, se tornaram icônicas e grandes exemplos para os profissionais da área. Conheça abaixo algumas dessas referências:

Isambard Kingdom Brunel

Isambard Kingdom Brunel
Um dos engenheiros mais influentes do mundo, Brunel ligou Londres com a parte ocidental da Inglaterra. Ele também desenvolveu a ideia de construir um túnel submarino.

 

Thomas Telford

Thomas Telford
O primeiro presidente da Instituição de Engenheiros Civis, Telford ficou conhecido como o “colosso das estradas” sendo responsável pela criação de algumas das melhores estradas do mundo. Ele também introduziu a ideia de pontes suspensas.

 

Gustave Eiffel

Gustave Eiffel
A torre mais famosa do mundo possui seu sobrenome, Eiffel. Sua construção, que durou dois anos, começou em 1887, em Paris. A torre possui 12.000 componentes diferentes, em conjunto com 2,5 milhões de rebites. Quando inaugurada, foi considerada a estrutura mais alta do mundo (984 pés).

 

Elmina Wilson

Elmina Wilson
Conhecida como a primeira mulher a receber um grau de quatro anos em engenharia civil, Elmina abriu as portas para que as mulheres pudessem ingressar na engenharia civil como uma carreira, o que era visto pela maioria das pessoas como inadequado para meninas no século 19.

 

Olive Dennis

Olive Dennis
Desde pequena demonstrava afinidade pela engenharia e construiu casas para suas bonecas morarem. Recusou-se a deixar as barreiras de gênero impedi-la de prosseguir na engenharia civil e, em 1920, conseguiu um emprego como desenhista no departamento de engenharia da B & O Railroad.

 

Visvesvaraya

Vishveshvaraya
O trabalho de M. Visvesvaraya foi tão importante que seu aniversário é celebrado como Dia Nacional dos Engenheiros na Índia. Ele foi arquiteto-chefe durante a construção da represa Krishna Raja Sagara, em Mandaya. Essa barragem ajudou a transformar a terra árida em torno dela em terras agrícolas.

 

André Rebouças

André Rebouças
Brasileiro, nascido na Bahia, seguiu a carreira de engenheiro civil, tornando-se o responsável por importantes obras ferroviárias, portuárias e de saneamento. Em 1871, André e seu irmão Antônio, também engenheiro, apresentaram ao Imperador D. Pedro II o projeto da estrada de ferro ligando a cidade de Curitiba ao litoral do Paraná, na cidade de Antonina. Durante a execução do projeto, o trajeto foi alterado para o Porto de Paranaguá. Até hoje essa obra ferroviária destaca-se pela ousadia de sua concepção.

Fonte: Portal Engenharia

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.