Entenda como funciona a manutenção preventiva e rebuild de máquinas

Entenda como funciona a manutenção preventiva e rebuild de máquinas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

manutencao-rebuild-maquinas

É comum que com o tempo de uso, máquinas em geral, como plataformas, geradores, torres de iluminação, elevadores e compressores , apresentem queda de produtividade e capacidade, demandando, assim, manutenções programadas ou até mesmo a necessidade de rebuild, para que eles se tornem como “novas” mais uma vez. Mas qual a diferença desses dois tipos de manutenção? Nesse texto vamos explicar a diferença desses dois serviços e quando contratá-los.

Assim como aparelhos celulares, televisores e outros eletrodomésticos, os fabricantes fazem a atualização periódica de componentes e sistemas de máquinas de grande porte. Mas em virtude do alto custo de uma plataforma ou de um gerador por exemplo, nem sempre é viável investir na renovação recorrente da frota, como fazemos com celulares. Por isso, manutenções, são cruciais para garantir a sua alta produtividade no dia a dia, além de maior vida útil.

 

Manutenções preventivas

De maneira simples, podemos explicar que as manutenções preventivas são executadas com o intuito de reduzir ou prevenir danos no equipamento operante. Quando as revisões são planejadas, elas acarretam resultados otimizados, sem contar que o custo-benefício é muito mais competitivo do que as manutenções emergenciais. Isso acontece porque as intervenções de última hora inviabilizam o agendamento prévio junto ao fornecedor, ou seja, tornam-se mais caras e problemáticas, sem considerar que com o equipamento fora de funcionamento, há perdas na cadeia produtiva e em casos extremos, paralisação do serviço. Dessa forma, a implantação de manutenções preventivas traz consigo inúmeras vantagens, tais como a postergação do envelhecimento e degradação dos equipamentos, diminuição das paradas, redução do risco de acidentes e minimização de custos com manutenções futuras.

 

Sobre os rebuilds

Já os rebuilds pretendem recuperar e revitalizar equipamentos que estão inoperantes devido a horas de utilização, falta de peça ou manutenção, através de uma reforma geral, para que eles voltem a operar com a mesma capacidade de antes.

Os processos de rebuild revitalizam o equipamento para que ele volte à sua capacidade inicial, em condições ideais para o uso e com prolongamento da sua vida útil.  Se adentrarmos nos fundamentos da Engenharia, as manutenções preventivas e o rebuild, figuram como estratégicas no planejamento de uma organização, uma forma de renovar a frota já existente, prorrogando a troca de estoque.

 

Então, é necessário estar alerta aos sinais que o equipamento emite! Queda de produtividade ou falhas, são alguns pontos de partida para agendar uma manutenção preventiva e evitar assim um rebuild.

A Orguel possui uma equipe especializada na realização desses serviços, oferecendo mão de obra qualificada, garantindo melhora no desempenho do equipamento e consequentemente, nas operações realizadas em obras ou em qualquer outro tipo de trabalho.

Acha que seu equipamento demanda de manutenções corretivas, preventivas ou rebuild? Entre em contato com a gente e vamos solucionar o seu problema!

 

0800 200 0001 – (31) 99956 – 8984
[email protected]

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.