De acordo com o próprio cliente, a velocidade para execução dos serviços e a facilidade na montagem foram os principais motivos que levaram a Porto Camargo a optar pelo equipamento. De fato, a produtividade do balancim elétrico é bastante superior ao Andaime Fachadeiro tradicional quando tratamos de construções muito altas, uma vez que os andaimes tradicionais necessitam de ancoragem a cada 16m², tornando o processo de montagem bastante trabalhoso e demorado em edifícios muito altos.
Também chamado de andaime suspenso motorizado ou plataforma suspensa elétrica, o balancim elétrico é utilizado normalmente como plataforma de trabalho para deslocar homens, materiais e ferramentas, atendendo aos diversos pontos da obra com rapidez e segurança. O equipamento possui guinchos por onde passam os cabos de aço, sendo um de tração e outro de segurança.
O projeto de instalação dos balancins deve prever locais para fixar a estrutura de sustentação na cobertura, os chamados pontos de ancoragem ou contrapeso. Esses pontos devem ser facilmente identificados, facilitando a manutenção do prédio posteriormente. Durante a montagem, é importante prever um local adequado para o aterramento elétrico e o motor deve estar em local seguro de intempéries, já que pode atrair correntes elétricas.
É importante lembrar ainda que as interferências e os sistemas de fixação mudam de acordo com a arquitetura e com o sistema estrutural. Por isso, é preciso projetos específicos para cada instalação.