Manter toda a organização e potencializar a produtividade em um canteiro de obras é um desafio bastante considerável, visto que além de alocar todos os trabalhadores em suas respectivas funções, também é necessário manter todas as ferramentas e materiais organizados. E é aí que entra a locação de equipamentos para a construção civil.
Essa modalidade de aluguel de equipamentos é uma das possibilidades mais certeiras quando se pensa em iniciar uma obra, que além de refletir na produtividade, também pode otimizar custos e diminuir a necessidade de pessoal especializado, como técnicos de manutenção, por exemplo.
E por ser um formato tão importante e recorrente nas obras atuais, a locação de equipamentos – assim como o setor civil como um todo – vem passando por uma revolução digital intensa, especialmente depois da pandemia da Covid-19, que motivou mudanças em diversas áreas.
Você quer saber mais profundamente sobre quais são essas transformações no setor de locação de equipamentos para construção civil e como deve se adaptar para acompanhá-las? Continue com a leitura!
Vale a pena alugar equipamentos para a construção civil?
De maneira geral, o processo de locação de equipamentos é bem simples: os gestores da obra que será realizada sabem quais são os aparelhos que serão necessários em cada etapa e para cada tipo de trabalho e, com isso, buscam por uma empresa que presta o serviço de locação, firmando um contrato para o tempo que for necessário, com base na previsão de finalização da obra.
Falando desse modo, parece óbvio, mas existem alguns pontos a serem considerados para concluir que de fato a opção de locação é a melhor escolha. Os principais pontos a serem considerados são:
Frequência que os equipamentos serão utilizados
A frequência que cada equipamento será utilizado tem um impacto direto sobre essa decisão a ser tomada. De maneira geral, optar por alugar acarretará um custo maior a longo prazo, então para os equipamentos que são mais utilizados a melhor alternativa pode ser comprar, e deixar o aluguel para aqueles usados ocasionalmente.
Porém, existem situações em que é preciso considerar que os equipamentos mais utilizados também devem ser alugados. Isso porque quanto mais se usa um aparelho, mais manutenção ele demanda e também maior será o seu desgaste e mais rápido ele pode se tornar disfuncional.
Quantos equipamentos serão necessários
O segundo ponto a ser considerado é a quantidade de equipamentos que serão utilizados simultaneamente, pois quanto maior esse número, mais caro para adquiri-los. Então, uma opção interessante é alugar os aparelhos mais caros e robustos, e direcionar a compra para os equipamentos mais baratos e de mais fácil armazenamento.
Quais as vantagens de fazer a locação de equipamentos?
Alugar os equipamentos para sua obra é uma estratégia muito interessante e cheia de vantagens, mas é preciso ser ponderado para saber utilizar esses benefícios em casos corretos e que de fato possa se tirar bom proveito. Porém, de modo geral eles são bastante relevantes, como os citados a seguir:
Benefícios logísticos
Um dos pontos de maior destaque e que não pode ser ignorado é o fato de que o espaço demandado para o armazenamento de equipamentos voltados para a construção civil é bem grande, já que boa parte deles são ferramentas robustas e de grande porte.
Então, ao alugar os equipamentos, a obra precisará se preocupar somente com o armazenamento dos que estão sendo utilizados naquele momento, o que economiza um espaço muito considerável e deixa o canteiro de obras mais organizado.
Além desses pontos, ao alugar, você também não precisará se preocupar com a segurança dos equipamentos quando eles não estiverem sendo utilizados, com o transporte dos maquinários de uma obra para outra e nem mesmo com a manutenção de cada uma das máquinas, posto que tudo será de responsabilidade dos donos.
Investimento sem perdas
A locação de equipamentos tem um ponto muito positivo que é o de eliminar perdas e desperdícios, pois nenhum maquinário irá sofrer depreciação por estar sem uso e o investimento será realizado apenas para aquilo que for necessário, preservando o fluxo de caixa e não descapitalizando um grande valor para algo que não será usado tão recorrentemente.
O que a transformação digital tem a ver com o setor de locação de equipamentos?
A prática de locação de equipamentos é comum e difundida há muitos anos, mas especialmente de 2019 para cá, ano que se iniciou a pandemia da Covid-19, esse setor vem sofrendo transformações digitais intensas, visto que ao longo dessa fase, muitos mercados foram acelerados, visando principalmente aos desafios que foram impostos.
O setor de serviços cresceu e se desenvolveu fortemente e, junto a isso, a competitividade também cresceu muito, o que fez com que as empresas de locação precisassem se destacar ainda mais em sua área, para se sobressair perante seus concorrentes, e investir em inovação tecnológica é uma peça-chave para isso.
A aplicação da tecnologia no setor de locação atua como um agente facilitador para a execução de diversas atividades, seja de controle dos equipamentos que foram alugados, bem como a programação das manutenções e até mesmo o oferecimento de máquinas ainda mais autônomas e seguras, que dependem cada vez menos de operadores, ou que pelo menos oferecem condições bem mais confortáveis e ergonômicas para eles.
Ainda que o setor de locação esteja muito em alta, como já mencionado, muitas empresas de gestão de obras preferem financiar seus equipamentos, então para não sair no prejuízo, as empresas de locação de equipamentos devem apostar em novas e inovadoras tecnologias e equipamentos para alavancar os seus negócios.
Para construtoras que trabalham com projetos maiores e com prazos mais longos de entrega, preservar o capital é uma prioridade maior, então o aluguel de equipamentos é a melhor escolha. Porém, não é por isso que elas diminuem sua régua de exigência de aparelhos de qualidade e em perfeitas condições. E é aí que a transformação digital se sobressai.
Quais os principais destaques da revolução digital nessas áreas?
Apostar em novas tecnologias faz com que as empresas locadoras de equipamentos para construção civil tenham uma melhor reputação, visto que fica claro que elas garantem a qualidade e eficiência de seus maquinários, e que prezam por se manter constantemente atualizadas.
Inicialmente, a negociação para a locação de equipamentos e maquinários era bem difícil e burocrática, mas, hoje em dia, basta escolher o fornecedor certo para que você consiga aproveitar da garantia de aparelhos de ponta, em que as manutenções são realizadas periodicamente e sempre que possível.
A revolução digital nesse setor vem oferecendo benefícios sem precedentes, principalmente no que se diz respeito à eficiência e ao aumento da competitividade. Um dos maiores destaques nesse sentido é a inovação nos sistemas para a gestão dos ativos, que tornam possível o rastreio, monitoramento e a programação de manutenções, como já citado.
Com toda essa evolução, é possível, inclusive, que tudo seja feito de forma remota, garantindo o uso de um pessoal ainda mais eficaz e fazendo com que a vida útil dos ativos seja prolongada, o que, consequentemente, reduz os custos operacionais e ainda minimiza o tempo de inatividade, alcançando uma eficiência máxima na obra.
Além disso, a revolução digital na locação de equipamentos trouxe também a agilização e automação de processos, fazendo com que a cotação, a reserva e a entrega dos maquinários para os clientes aconteça de forma muito mais simples, gerando uma experiência ainda mais positiva para o cliente – visto que o momento da venda conta tanto quanto a qualidade do produto oferecido.
Os fornecedores que estão engajados com toda essa inovação têm muito mais facilidade em gerir seus contratos, pois tudo é bem mais organizado e otimizado. E eles também contam com uma maior facilidade no que diz respeito ao monitoramento do inventário e à alocação de recursos, o que os deixa ainda mais em destaque no mercado perante seus concorrentes.
Quais equipamentos inovadores as empresas de locação oferecem hoje em dia?
É claro que a revolução digital impacta em todo o processo de locação de equipamentos no que diz respeito à burocracia, mas o que essas empresas oferecem também é fortemente influenciado por essa transformação, posto que as obras demandam cada vez mais de recursos inovadores e tecnológicos para atuarem.
Os equipamentos tradicionais, com a revolução digital, passam a ter sensores de controle, sendo que a Internet das Coisas é uma das principais inovações da atualidade. Através desses sensores, os maquinários alugados passam a ser controlados e dados, como coleta de tempo, desempenho e condição de funcionamento, podem ser obtidos.
Com esses relatórios gerados, é possível que os gestores consigam organizar melhor as estratégias para sua obra, otimizando situações críticas, como aumento de produtividade, controle de gasto de combustíveis, entres recursos que podem ser gerenciados.
Mas além dos maquinários tradicionais, as empresas de locação também se viram obrigadas a aumentar o seu portfólio de maquinários a serem disponibilizados para seus clientes, e os de maior destaque serão detalhados a seguir:
Drones
Os Drones são equipamentos inovadores e que ganham cada vez mais espaço no ramo da construção civil, sendo um maquinário extremamente versátil e útil, pois podem tanto fazer uma vistoria superficial no canteiro de obras quanto uma inspeção detalhada em locais altos ou de difícil acesso, deixando o funcionário que precisaria realizar esse trabalho seguro, apenas monitorando o voo e as informações obtidas.
Existem ainda drones bem mais sofisticados que possibilitam a geração de modelos 3D do terreno no qual a obra será realizada, facilitando cálculos relacionados à área útil, volume de terra a ser removida e outros detalhes, tudo de forma bastante precisa e confiável, otimizando extremamente o trabalho que um projetista demoraria muito mais tempo para fazer.
Esses são aparelhos relevantes e que estarão cada vez mais presentes no mercado e, por isso, os fornecedores de equipamentos para locação precisam estar atentos para disponibilizá-los para os clientes, que os buscarão cada vez mais, focando especialmente na redução dos custos.
Plataformas de trabalho suspensas
Esse tipo de plataforma otimiza muito o trabalho nas obras, garantindo maior produtividade e segurança para as atividades na altura. O QuikDeck é uma das soluções mais tecnológicas e seguras do mercado, com uma qualidade inigualável; essa plataforma é um destaque imenso no setor de locação de equipamentos.
O QuikDeck proporciona uma grande flexibilidade de configuração e suporta uma capacidade de carga bastante alta, sendo perfeito para diversos tipos de trabalhos, pois é montado em um único módulo e pode ser expandido mesmo que já esteja ativo na obra.
As plataformas de trabalho suspensas oferecem acessos aos locais mais difíceis, visando a segurança máxima do trabalhador, sendo esse um dos pontos mais relevantes para a revolução digital: a integridade dos funcionários de uma obra.
Veículos autônomos
Parecem advindos de uma cena de um filme, mas os veículos que não precisam de motorista já são uma realidade nas obras após a revolução digital.
Essa tecnologia vem se expandindo cada vez mais com o passar do tempo, e os equipamentos criados são caminhões-basculantes e as máquinas de terraplanagem que, quando automatizadas, podem ser operadas remotamente, sem demandar a necessidade de um motorista.
Os veículos autônomos fazem parte dos projetos mais ousados e inovadores, e ainda não estão tão popularizados no Brasil, mantendo-se em um momento de aperfeiçoamento e teste, por enquanto. Porém, como se sabe, as inovações dão saltos imensos em um curto espaço de tempo, então não se assuste caso em meses isso já esteja como um artigo mais comum nos canteiros de obra.
Existem ainda vários outros equipamentos inovadores na indústria da construção civil, e é natural que quanto mais tecnológico, mais caro a sua aquisição seja. Por isso, ter a possibilidade de alugar esses tipos de aparelhos é muito benéfico, especialmente para a redução de custos, mas também para garantir a adaptação da equipe, antes de fazer um investimento mais considerável.
Independentemente do equipamento a ser alugado, é fundamental contar com um fornecedor de ponta, para que nenhum problema seja identificado no meio do caminho, quando a obra já estiver acontecendo. A Orguel é um exemplo nesse mercado e com certeza te oferecerá o que há de melhor atualmente nesse ramo.
Se estiver nesse processo de planejamento de obra, não deixe de entrar em contato com a gente e de conhecer os nossos equipamentos e as nossas propostas. Será um prazer te atender e te oferecer tudo de maior qualidade!