NORMA PARA APLICAÇÃO DE PISOS ELEVADOS

NORMA PARA APLICAÇÃO DE PISOS ELEVADOS

FONTE:testeagencia.com.br

Uma norma que determina requisitos e procedimentos para aplicações em pisos elevados de placas de concreto está em consulta pública no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A nova norma considera o tratamento do piso elevado como parte do sistema construtivo, possibilitando um avanço para aplicações em projetos habitacionais e de outras naturezas.

De acordo com o documento, o piso elevado de concreto consiste em um sistema com superestrutura e subestrutura, no qual a superestrutura é composta de placa pré-fabricada disposta sobre sistema de apoio (subestrutura). O sistema deve ter capacidade de prevenir ruptura frágil, garantido assim segurança aos usuários. A resistência estrutural e a estabilidade do sistema, por sua vez, devem ser analisadas em função das combinações de ações possíveis de ocorrerem durante a vida útil do piso.

A NBR 15805 traz ainda as incumbências de cada pessoa envolvida (projetista, construtor e usuário), além dos métodos de avaliação de desempenho e os tipos de reforço estrutural. Ela não engloba regras para pisos assentados, uma vez que as placas de concreto têm requisitos de desempenho diferentes para cada aplicação.

Os interessados poderão fazer sugestões de adequações na norma até o dia 22 de março, pelo site da ABNT.

SAIBA MAIS

Piso elevado

É o sistema de piso formado por placas modulares, pré-fabricadas de concreto com reforço estrutural, assentadas com juntas abertas e uniformes sobre apoios contínuos ou isolados. O piso elevado é confinado em seu perímetro, resultando em uma superfície regular para circulação exclusiva de pedestres e de pequenas cargas rolantes (cadeirantes e bicicletas), e em um espaço de entrepiso que pode ser utilizado para passagem de instalações e recolhimento de água. É um sistema que possui como característica o fácil acesso ao espaço de entrepiso.

Tipos de placas:

  • Placa pré-fabricada de concreto: componente pré-fabricado resultante da mistura de cimento Portland, água, agregados e eventuais aditivos, com reforço estrutural.
  • Placa de concreto monocamada: componente pré-fabricado de concreto com reforço estrutural, produzido em uma única camada, na qual é realizado o acabamento da superfície de uso.
  • Placa de concreto dupla camada: componente pré-fabricado de concreto com reforço estrutural composto por uma camada de substrato e uma camada de revestimento, na qual é realizado o acabamento da superfície de uso.

Posts relacionados

Como Escolher a Plataforma Elevatória Certa para seu Projeto de Construção
5 vantagens da plataforma elevatória na indústria
Capacidade de carga de andaimes: aprenda a calcular
7 indicadores de qualidade na construção civil

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!