Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e dos produtos ofertados, muitas empresas colocam em prática os processos do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Eles contribuem para que elas atinjam os padrões de qualidade desejados e aumentem a satisfação dos clientes.
Contudo, também há quem não saiba o que é e como o SGQ pode ser vantajoso para as organizações, independentemente da área em que atuam.
E você, já o implementou na sua empresa? Sabe quais são os benefícios que o sistema pode trazer? Caso a resposta tenha sido “não” para, pelo menos, uma das perguntas, este artigo é para você! Nele, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira a seguir.
O que é SGQ?
SGQ é a sigla do termo Sistema de Gestão de Qualidade e, como sugere, trata-se de um conjunto de procedimentos que, juntos, garantem a qualidade dos produtos, dos processos e dos serviços envolvidos em determinada empresa.
O objetivo principal do SGQ é promover a melhoria contínua dos padrões de qualidade de tudo o que a empresa se propõe a oferecer, garantindo a satisfação dos clientes e de todas as partes envolvidas nos projetos.
Em resumo, podemos dizer que a ideia principal é que, antes que o serviço ou produto chegue até os consumidores, a empresa analise se todos os processos estão realmente sendo feitos com o máximo de qualidade possível.
A ISO 9001:2015 é a principal e mais utilizada norma internacional que estabelece os critérios para o SGQ. Comumente, as empresas vão em busca da certificação para mostrar que se preocupam com a qualidade do que estão oferecendo. Em casos como esse, dentro das companhias há responsáveis por gerir os processos internos e externos que tenham foco na implementação e na manutenção da norma.
De acordo com ISO 9001, alguns elementos principais do SGQ são:
- Melhoria contínua;
- Foco no cliente;
- Envolvimento da liderança e dos colaboradores;
- Abordagem baseada em processos;
- Uso de dados e evidências nas tomadas de decisões;
- Avaliação de desempenho.
Quais são as principais vantagens do SGQ?
A implementação do SGQ nem sempre é rápida, mas, no fim, ela garante uma série de vantagens para a empresa, incluindo o aumento da satisfação dos clientes, a otimização dos processos e até a redução de custos. Confira a seguir quais são os benefícios do sistema para o seu negócio.
1. Produtos e serviços com mais qualidade
Como dissemos, o principal propósito do SGQ é melhorar a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Com isso, a empresa só tem a ganhar. Graças ao acompanhamento contínuo, é possível garantir que todos os processos estão sendo realizados de forma adequada, além de permitir a correção e o aperfeiçoamento dos procedimentos que podem passar por melhorias.
O resultado, como não podia ser diferente, é a entrega de mais qualidade do início ao fim dos processos.
2. Economia de recursos
E não estamos nos referindo apenas aos recursos financeiros! O SGQ costuma reduzir retrabalhos, desperdícios de materiais, devolução de produtos, reclamação dos clientes, etc.
Na prática, os procedimentos são otimizados, o fluxo de trabalho melhora, os funcionários não precisam repetir a tarefa e não é necessário montar uma equipe grande para a resolução de problemas que envolvem o consumidor final.
3. Decisões mais assertivas
Como já citamos, um dos elementos principais da ISO 9001 é a tomada de decisões baseada em dados. E isso é bastante positivo, pois garante que todas as definições tenham fundamentos e evidências reais. Além disso, os dados ficam documentados e permitem que novas estratégias sejam montadas, além de reformular as que já estão em andamento.
4. Aumento da produtividade
Com os processos bem gerenciados e as responsabilidades delegadas adequadamente, o aumento da produtividade se torna uma consequência, e sem perder a qualidade. Outro ponto é que, se os colaboradores forem motivados e engajados, eles também participam da implementação do SGQ, trabalham em equipe e têm mais compromisso com a qualidade dos produtos ou serviços que serão entregues.
5. Fortalecimento da marca
Por oferecer mais qualidade e seguir as normas estabelecidas, as empresas que implementam o SGQ fortalecem o nome e são vistas como mais competitivas no mercado. Sendo assim, além de receber mais destaque interna e externamente, a instituição também conquista novos clientes e transmite mais credibilidade, tanto para os parceiros e colaboradores quanto para os clientes.
6. Clientes mais satisfeitos
No fim, o mais importante de tudo é a satisfação do cliente, afinal, ele é o principal atingido com todas essas mudanças. E, quanto mais contente os consumidores estiverem, mais frutos positivos a empresa tende a colher, inclusive financeiros.
Trabalhar para atender as necessidades e os desejos dos clientes é a melhor forma de garantir que eles fiquem satisfeitos e que os níveis de reclamação diminuam.
Como implantar o SGQ na construção civil?
Embora a implementação do SGQ exija muito planejamento, um gerenciamento detalhado, o acompanhamento contínuo e a busca por melhorias, na prática, ela não é tão difícil quanto parece, até mesmo na construção civil.
Um canteiro de obras, por exemplo, acaba sendo melhor aproveitado quando os processos são padronizados, as equipes estão capacitadas e cada colaborador sabe exatamente o que precisa fazer.
Ou, se a intenção é deixar os clientes mais satisfeitos, é possível realizar pesquisas com alguns deles para entender e documentar quais são as necessidades, expectativas e oportunidades que podem contribuir com a melhoria dos serviços.
De modo geral, para que dê certo, é importante que seja feito:
- Levantamento das necessidades;
- Definição de metas;
- Mapeamento dos processos;
- Treinamento dos colaboradores;
- Implementação de indicadores de desempenho;
- Análise dos resultados;
- Realização de melhorias contínuas.
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