As fôrmas metálicas são ferramentas extremamente importantes para as obras de construção civil. Isso porque, além de serem resistentes e duradouras, elas são as principais responsáveis por moldar os concretos e dar vida a estruturas com formatos específicos.
Na verdade, existem fôrmas para concretos de outros materiais – como madeira, PVC e até papelão –, mas as metálicas são um destaque à parte pelas diversas características que possuem.
Neste artigo, você vai descobrir por que elas são as melhores alternativas, quais são os principais tipos e como são usadas nas pequenas e grandes obras. Continue conosco!
Para que servem as fôrmas na construção civil?
Na construção civil, as fôrmas são consideradas como “moldes” para estruturas de concreto e, por isso, são tão importantes. Sem elas, o concreto fresco dificilmente seria modelado e não conseguiria suportar o seu próprio peso durante o endurecimento.
Naturalmente, elas são estruturas provisórias – assim como todas as outras fôrmas que existem no mercado – e servem basicamente para fazer a pressão e o escoramento necessários para que o concreto se mantenha intacto.
As fôrmas são usadas na construção de vigas, estruturas, pilares, barramentos, muros, meios-fios, blocos, tijolos, colunas, cilindros, guias, paredes e várias outras estruturas utilizadas em obras.
Por que escolher as fôrmas metálicas?
Como dissemos, as fôrmas metálicas podem ser feitas de diversos tipos de materiais, sendo os mais comuns as metálicas, de madeira, de PVC, de fibra de vidro e de papelão.
No entanto, as mais vantajosas costumam ser as metálicas (feitas de aço ou alumínio) devido às suas características:
- Elas são mais robustas e duradouras;
- Podem ser reaproveitadas centenas de vezes sem impactar na qualidade;
- Proporcionam um acabamento mais uniforme e adequado;
- São resistentes a grandes pressões, versáteis e fáceis de usar;
- Oferecem um bom resultado em todas as estruturas;
- Podem ser usadas em obras de pequeno ou de grande porte.
E, além de tudo isso, elas são fáceis de encontrar na maioria das empresas que fazem locação de fôrmas. Ou seja, há motivos de sobra para escolhê-las e usá-las nas suas obras.
Quais são os tipos e usos das fôrmas metálicas?
Assim como existem fôrmas para concreto de diversos materiais, também há diferentes tipos de fôrmas metálicas para usos distintos. Na verdade, a variedade é bem grande, por isso, selecionamos as mais comuns e que estão disponíveis na Orguel. Saiba mais sobre eles!
Fôrma New Jersey
Como o nome indica, esse tipo de fôrma é utilizado para moldar barreiras New Jersey – aquelas utilizadas para separar o fluxo de tráfego ou delimitar a ultrapassagem em locais específicos – conforme as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Elas são bastante seguras, reutilizáveis, fáceis de montar e desmontar e conseguem ser excelentes auxiliares no quesito produtividade.
Nesse caso, a fôrma New Jersey tem um uso bem específico: fazer o molde de barreiras. Porém, ela pode ser usada em diversos locais, como estradas, rodovias, pontes, pátios, ruas, avenidas e viadutos.
Fôrma Ideal
A fôrma ideal é perfeita para grandes obras e conta com várias características que contribuem para a alta produtividade na construção civil. Um dos principais destaques é que ela não precisa de perfis metálicos, já que possui conectores ajustáveis responsáveis pelo alinhamento automático dos painéis.
Dispondo de poucos acessórios, esse tipo de fôrma é bem versátil e pode ser usado na construção de paredes, muros, blocos de fundação, reservatórios, galerias e outras estruturas de concreto armado.
Fôrma circular
Indicado para pilares circulares, a fôrma circular auxilia na construção da estrutura de forma ágil, fácil e segura. Por ser metálica, o acabamento é superior e há excelentes possibilidades de reaproveitamento, graças à durabilidade do material.
Normalmente, há vários diâmetros disponíveis, então, encontrar o tamanho ideal para usar na estrutura da sua obra não será um problema. Além disso, os melhores modelos têm poucos acessórios de ligação e de travamento, o que contribui para otimizar o trabalho.
Como dissemos, o seu uso é direcionado para a criação de pilares redondos dos mais diversos tamanhos e pode ser aplicado em diferentes tipos de construções, das menores às maiores.
Fôrma leve
Por fim, temos a fôrma leve, que é muito popular por atender os mais diversos tipos de obras. Como o nome indica, ela não é pesada e tem várias dimensões, ou seja, é ideal para ser utilizada manualmente.
Outros destaques desse tipo de fôrma são: a facilidade de transportar, a habilidade de adaptação e as larguras variáveis. Não à toa, ela pode ser usada em vigas, pilares, muros, barragens, galerias, blocos, etc.
Podemos defini-la como uma solução simples, de baixo custo e adaptável.
É melhor comprar ou alugar fôrmas para concreto?
Existe a possibilidade de comprar fôrmas metálicas para concreto, mas os custos podem ser bem elevados, dependendo do tamanho e da duração da obra. Por isso, é muito comum que organizações de todos os portes optem por alugar os equipamentos até a finalização da construção.
Por disporem de vários equipamentos, normalmente, as empresas de locação conseguem alugar as fôrmas por preços acessíveis, além de oferecer outros serviços. Nesse caso, vale a pena locar mais de um tipo de aparelho com a mesma empresa e reduzir os custos totais da obra.
A Orguel é uma das melhores alternativas quando o assunto é soluções de engenharia. Podemos te ajudar com todas as questões relacionadas à locação, à venda e à prestação de serviços para construções e indústrias.
Portanto, se você tem alguma dúvida sobre os tipos de fôrmas ou outros equipamentos para facilitar a sua obra, fale com o nosso time de especialistas e tenha todo o suporte que precisa!