A cada dia que passa, a sociedade vai encontrando novas tecnologias para facilitar e melhorar a vida das pessoas e na construção civil não é diferente. Recentemente, foi construído o maior prédio do mundo feito diretamente a partir de uma impressora 3D. O maior prédio impresso em 3D está localizado em Dubai, e vai servir como uma extensão da prefeitura da cidade-emirado, abrigando algumas de suas burocracias. O prédio possui uma área de 640 m² e 9,5 metros de altura.
A empresa responsável pela obra é a startup ApisCor de Boston nos Estados Unidos, a maior atualmente em atividade no segmento de construções em 3D. É um robô móvel que, através de um software, é programado para instalar fibra de concreto onde ele seria instalado por meio de trabalho manual.
Essa tecnologia não é nova. Empresas já têm usado impressoras 3D há alguns anos, por exemplo a empresa WinSun, que já tem um histórico na construção de várias casas na China, a maior delas, uma mansão de 6 andares e 1.100 m². Entretanto, o método utilizado era diferente. As partes das casas eram montadas na indústria para posteriormente serem transportadas para seu local final. O prédio construído em Dubai foi impresso já em sua localização enquanto a impressora foi transportada até ele.
Dessa maneira, segundo a empresa, é possível reduzir o tempo da obra em 80% e a necessidade de mão de obra em até 70%. A startup estipula que conseguirá reduzir, em breve, o custo total de algumas obras em até 90%.
A tecnologia ainda está sendo desenvolvida, e não se sabe se a velocidade e a precisão com que esses edifícios são erguidos podem ser mantidas ao longo do tempo. No entanto, é uma opção interessante para empresas de construção e, quem sabe, daqui a alguns anos poderemos estar todos morando em casas impressas em 3D.
Fontes: Apis-Cor, Cimento Itambé, TechTudo