No mundo atual, em que as cidades crescem tanto em área quanto verticalmente, esse meio de transporte se tornou fundamental para a locomoção de pessoas. Já imaginou a sua vida sem os elevadores? Nem as pessoas mais atléticas do mundo teriam paciência de subir os 160 lances de escadas de um Burj Kalifa da vida. Nesse texto, apresentaremos a origem dos elevadores, os responsáveis pela sua invenção e desenvolvimento.
A Origem dos Elevadores
1500 a.C Egito Antigo
Os primeiros registros de elevadores apontam para o Egito Antigo. Em 1500 a.C, os egípcios já utilizavam uma espécie de elevador rudimentar para transportar as águas do rio Nilo, através de tração animal e humana. Acredita-se também que as pirâmides do Egito foram construídas com o suporte de guindastes primitivos baseados em cordas e fontes de apoio.
100 a.C Roma Antiga
Um desenho em uma tumba romana apresenta o primeiro registro oficial de algo muito semelhante a um elevador, um guindaste movido a moinho humano. O sistema funcionava à base de polias e roldanas e seu funcionamento era através de tração humana, operado por cerca de 5 trabalhadores.
Esse modelo de elevador foi utilizado até o período da Revolução Industrial, que conseguiu substituir a tração humana por vapor. Porém, existe um registro curioso do famoso elevador do Palácio de Versailles, construído pelo rei Luís XV em 1743. A necessidade do monarca francês era facilitar seu deslocamento até o quarto de sua amante, Madame de Châteauroux, o qual ficava localizado no andar inferior. No entanto, tal sistema ainda era praticamente idêntico ao elevador romano, sendo operado por escravos que puxavam as cordas.
Período Pós-Revolução Industrial
1853 Subida a Vapor
Em 1853, finalmente a tração manual foi substituída por vapor, ainda utilizando o sistema de polias e roldanas, os cabos agora eram enrolados em grandes tambores. O principal personagem conhecido por esse aprimoramento é o empresário americano Elisha Graves Otis, que inventou o primeiro elevador de passageiros. Os primeiros elevadores eram muito lentos; para um passageiro alcançar o oitavo andar de um prédio, levava em média 2 minutos. A importância de Otis foi tão grande para a origem dos elevadores que sua empresa ainda figura entre as maiores dos Estados Unidos no ramo de elevadores.
1932 Os primeiros arranha-céus
Em 1932, começaram a surgir os primeiros arranha-céus, prédios com mais de 40 andares e que possuem uma altura superior a 150 metros. Nessa época, o sistema de elevação passou a ser o elétrico, nos moldes de como são atualmente, um motor elétrico, situado numa casa de máquinas em cima ou embaixo do fosso, que movimenta o elevador e um contrapeso. Todo o sistema é automatizado, bastando apertar um botão.
Uma marca para a história dos elevadores foi a construção do Empire State Building, em Nova York – então o mais alto edifício do mundo – que contava com mais de 67 elevadores.
2000 Inteligência Artificial
Atualmente, os elevadores mais modernos de hoje atingem velocidades de até 15 metros por segundo, o que significa dizer que são mais de 45 vezes mais rápidos do que os seus antecessores.
Alguns elevadores possuem, inclusive, programas de inteligência artificial para lidar com grandes fluxos de pessoas. Os motores, além de serem menores e dispensarem a antiga casa de máquinas, aceleram e desaceleram gradativamente, sem solavancos.
Fontes:
Brasil Escola: História do Elevador
SuperInteressante: Como surgiu o elevador?
Crel Elevadores: Como surgiu o Elevador?
Elevador de Cremalheira
O elevador de cremalheira é um tipo de elevador mais utilizado para a construção, pois sua montagem é mais simples que o elevador convencional. Funciona através de uma barra dentada e de uma engrenagem especialmente desenhada para esta barra. Todo o sistema deste elevador irá garantir que as pessoas e a carga possam ser facilmente movidas, de forma independente. Os elevadores de cremalheira representam, assim como os elevadores de passageiros, um alto ganho de produtividade para obras, acelerando assim, o processo de construção.
Soluções Orguel – Elevador de cremalheira
Os elevadores Orguel foram premiados 14 vezes consecutivas pelo Prêmio PINI como o Melhor Elevador de Obras do Brasil. Equipamento robusto, moderno e com alta capacidade de performance, torna o elevador de cremalheira da Orguel um diferencial no mercado. Confira no case do Concórdia Corporate, o maior edifício de Minas Gerais, a solução da Orguel.