7 indicadores de qualidade na construção civil

7 indicadores de qualidade na construção civil

Para conseguir analisar adequadamente a qualidade dos produtos ou dos serviços que a sua empresa oferece, é preciso medir e examinar dados que causam impactos diretos. E, assim como em outras áreas, a construção civil também conta com indicadores de qualidade que podem te auxiliar nessa tarefa.

No fim, com essas informações em mãos, fica mais fácil tomar decisões assertivas, corrigir erros e melhorar o que ainda está deixando a desejar na companhia. Ou seja: só gera pontos positivos.

Você ainda não selecionou os indicadores de qualidade que podem ser aplicados no seu negócio de construção civil? Então, continue conosco e conheça alguns que podem ser úteis para o dia a dia da sua empresa!

O que são indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade são métricas – quantificáveis e/ou qualificáveis – que servem para medir o desempenho dos processos, dos produtos, dos serviços ou de outros fatores relacionados a uma empresa. Eles, basicamente, indicam se o resultado final está, realmente, sendo entregue na qualidade desejada.

Imagine que o número de vendas do Produto X de uma empresa está bastante alto. Porém, o índice de devoluções também está no mesmo nível. Nesse caso, certamente, há algo de errado para que as pessoas não queiram continuar com ele. E, com os dados coletados nos indicadores de qualidade, fica bem mais fácil identificar o motivo.

Mas os indicadores não são importantes somente para produtos. Na construção civil, eles também são essenciais porque, através deles, é possível garantir a satisfação dos clientes, reduzir erros e falhas, identificar problemas com antecedência, promover melhorias contínuas e tomar decisões mais assertivas.

7 indicadores de qualidade para usar na construção civil

Assim como em outros ramos, existem diversos indicadores de qualidade para serem aplicados em empresas de construção civil. Por isso, é preciso analisar as dores, os objetivos, a empresa como um todo e os pontos mais importantes para ela.

Mas, embora essa escolha precise ser feita de maneira estratégica, nós selecionamos alguns dos principais indicadores que podem ser usados na área. Confira quais são eles a seguir!

1. Taxa de retrabalho

Como o nome indica, a taxa de retrabalho está diretamente ligada aos trabalhos que precisam ser refeitos depois de concluídos. Normalmente, ela aponta alguma falha ou erro no processo, afinal, se precisa ser feito novamente é porque algo foi feito erroneamente.

Vale destacar que a intenção é deixar essa taxa a mais próxima de zero possível. Então, é importante não só acompanhá-la, mas também resolver a “raiz” do problema.

2. Taxa de erros ou de retorno dos produtos

Outro indicador de qualidade que está relacionado à taxa de retrabalho e pode até ser complementar é a taxa de erro ou de retorno. Elas são contabilizadas quando alguma falha no produto ou no serviço é encontrada ou quando eles precisam retornar para alguma etapa anterior.

Além de prejudicar o resultado final, acaba atrasando a entrega do trabalho e impactando na qualidade do que está sendo entregue ao cliente. Então, é essencial redobrar o cuidado e se esforçar para que a taxa diminua.

3. Índice de desperdícios de materiais

Desperdiçar materiais costuma acontecer nas obras de construção civil, mas não pode se tornar rotina. Normalmente, esse índice tem impacto financeiro e também no planejamento inicial, que é onde a quantidade de materiais necessários está prevista.

Por isso, com base nesses dados, dá para ter uma noção se o índice está ou não satisfatório e se alguma medida precisa ser tomada. Quanto mais materiais estiverem sendo desperdiçados, mais rápido é preciso entrar em ação. Aqui, a intenção também é ficar perto de zero, então, a solução é acompanhar cada atividade de perto para encontrar a causa e resolver o problema das perdas.

4. Índice de satisfação dos clientes

Diferentemente dos outros três indicadores de qualidade que nós citamos, o índice de satisfação dos clientes precisa estar o mais alto possível. Ele é a grande prova de que o consumidor está feliz e satisfeito com o que a sua empresa entrega.

Ele é ainda mais importante porque não avalia apenas a qualidade do produto ou do serviço, mas também qualifica o atendimento e a empresa, além de responder se as expectativas foram ou não atendidas.

5. Conformidade com as normas técnicas

Provavelmente você sabe que existe uma série de normas técnicas de construção civil que precisam ser seguidas, afinal, elas são importantes para garantir o alto padrão de qualidade e a segurança de todos os envolvidos.

Sendo assim, é um indicador importante para ser seguido para que nada passe batido. É essencial para a segurança dos colaboradores, para o desempenho da empresa e para a satisfação dos clientes. O objetivo deve ser seguir à risca cada norma ou regulamento obrigatório.

6. Taxa de cumprimento de prazos

Embora seja comum aparecer problemas pontuais em obras de construção civil, o cumprimento dos prazos é essencial para que o resultado final seja satisfatório. Portanto, essa taxa pode ser utilizada em quase todas as ocasiões e, talvez, possa fazer parte dos indicadores de qualidade da sua empresa.

Caso o número esteja baixo, é importante pensar em estratégias que identifiquem os “gargalos” que estão dificultando o crescimento. Além disso, é preciso analisar se o problema está na elaboração do cronograma ou na execução dele.

7. Índice de acidentes de trabalho

Enfim, podemos citar ainda um dos indicadores de qualidade mais importantes quando há colaboradores envolvidos em tarefas perigosas: o índice de acidentes de trabalho. Embora nem tudo seja controlável, é possível evitar ao máximo o número de acidentes, seja seguindo as normas, gerindo os riscos ou capacitando os funcionários para que eles sigam todas as recomendações necessárias.

Contratempos como esse são negativos para todos os envolvidos e devem ser evitados a qualquer custo. Portanto, é essencial fazer o acompanhamento.

E então, gostou do conteúdo? Confira outros artigos no Blog da Orguel e descubra como manter a sua empresa com um alto padrão de qualidade! 

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