7 DICAS DE SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS

7 DICAS DE SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS

canteiro-de-obras

A segurança dos espaços laborais é muito importante e que precisa receber atenção. E, quando se fala em canteiros de obras, então, esses cuidados devem ser redobrados. Afinal, um canteiro de obras mal estruturado ou com pouco planejamento não apenas será propício para o desperdício de tempo e de matérias-primas, mas também representará um espaço onde as chances para a ocorrência de acidentes serão bastante multiplicadas. Mas é possível reduzir os desperdícios e evitar ao máximo os sinistros no canteiro de obras com algumas precauções. Que tal ficar por dentro de algumas dicas de segurança para esses espaços laborais? Então continue lendo o nosso artigo!

Faça um projeto da obra

Ainda que a construção pareça muito simples ou quase a repetição de outras já cumpridas pela empresa, seja minucioso na hora de planejar a empreitada. Deve-se pensar nos materiais que serão usados, onde serão estocados e quais seriam os melhores caminhos para a circulação de pessoas, ferramentas e matérias-primas. Não há nenhum problema que tudo seja escrito com caneta em uma folha de papel. As precauções são muito mais importantes que a formalidade.

Organize bem o local

A partir do planejamento, será possível manter o local organizado da melhor maneira possível, reduzindo-se a distância entre os materiais e os respectivos pontos de aproveitamento, além de diminuir os riscos de acidentes. Os locais de estocagem dos materiais devem estar cobertos e bem protegidos, oferecendo fácil acesso, e as passagens das pessoas não podem ter objetos que obstruam o bom trânsito.

Limpe sempre

O canteiro de obras deve estar bem limpo, a fim de evitar tropeções, escorregadas e redução da velocidade de deslocamentos. Entulhos e sobras de materiais devem ser continuamente retirados de onde estiverem se amontoando, sendo devidamente assentados em um lugar mais apropriado para seu descarte ou posterior reaproveitamento. Eliminar a poeira também ajuda a evitar acidentes.

Separe os materiais perigosos

Todos os materiais que forem tóxicos, corrosivos e inflamáveis devem ser guardados em local apropriado e bem protegidos. Seus recipientes ou embalagens precisam ser identificados, de modo a indicar a qualidade dessas substâncias, além de, preferencialmente, trazer as instruções de manuseio.

Faça sinalizações

Um lugar de trabalho pesado e com intensa movimentação deve ser corretamente sinalizado, a fim de otimizar as atividades, mas também para evitarem-se acidentes. Uma sinalização bem feita orienta os obreiros ao longo do trabalho e também auxilia o trânsito nas circunstâncias eventuais de emergência.

Sobre o uso de equipamentos de segurança

Muitos trabalhadores não gostam de usar EPIs, porque acham que esses artigos incomodam ou não são tão eficientes assim. Porém, os gestores das empresas devem ordenar e verificar o uso adequado de tais equipamentos, porque eles são a garantia de que os riscos de acidentes serão poupados ou ao menos atenuados.

Alugue os equipamentos e ferramentas que não tiver

Uma das piores coisas que um gestor de obras pode fazer é tentar improvisar quando não tem disponíveis aquelas ferramentas e equipamentos que a construção exige. Além de ampliar os riscos de acidentes para seus trabalhadores, os bons resultados da construção podem ficar comprometidos. Portanto, se for necessário, não deixe de alugar as guarnições de que vai precisar.

Um canteiro organizado e limpo assegura que as operações dos obreiros sejam mais rápidas e eficientes, reduz as distâncias entre as estocagens e o local onde os materiais serão utilizados, além de reduzir consideravelmente os acidentes e riscos para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Como você e os profissionais responsáveis pela segurança do trabalho em sua corporação vêm cuidando desses aspectos? Conte pra nós através dos comentários!

Posts relacionados

Desmistificando a Inteligência Artificial: Como ela transforma projetos de engenharia
6 motivos favoráveis a locação de equipamentos em vez da compra
5 estratégias para reduzir o orçamento de obras
Connections by Squad reuniu empresários da construção e incorporação de todo Brasil

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!

Logotipo da Orguel - Página Inicial

Conheça nossa nova marca